A Orquestra de Jazz teve o prazer de apresentar e anunciar no inicio do mês de Julho o ECO JAZZ . As alterações climáticas começaram a ser uma preocupação da gestão desta Orquestra desde há muito tempo a esta parte.

A luta pelo Ambiente, por um Planeta sustentável depende de cada um de nós e foi essa consciência, que desde há uns anos a esta parte, fez com que a Orquestra de Jazz do Algarve, seus músicos, staff e todos os envolvidos através dos mais pequenos dos atos, a pouco e pouco influenciassem a mudança de comportamentos de forma a que se pudesse contribuir positivamente na melhoria  do ambiente e do  património natural. Desta forma a Orquestra de Jazz do Algarve decidiu de uma forma mais concreta fazer da música a palavra de luta pelo ambiente e pelo planeta.

O processo por um Mundo Melhor começou nesta Orquestra em 2019, quando o pianista Greg Burk iniciou o projeto "Don't Stop The Music, Stop Climate Change". Na altura, em plenos ensaios para o Algarve Jazz Gourmet Moments Festival em Lagos, com o histórico saxofonista Benny Golson, e a pianista Dena DeRose, gravamos um vídeo num ensaio e alusivo àquele movimento: https://youtu.be/df0h75tGUe4 No entanto as boas práticas internas em prol do ambiente já se vinham a iniciar e a praticar nesta Orquestra, com a partilha de recursos entre músicos e Orquestra, nomeadamente partilha de transportes, não utilização de meios descartáveis, diminuição do uso de plástico, utilização de materiais e produtos recicláveis, entre outros.

A preocupação da Orquestra subiu de tom, e lançamos a partir de 01 de Julho deste mês o projeto Eco Jazz, uma marca que fará agora parte de todas as nossas atividades, e que terá ações especificas no futuro bem próximo. O Conceito além das questões ambientais, alia-se também a localizações únicas, na maioria das vezes ligadas também ao Património. Dois exemplos são as iniciativas Beliche Jazz (Sagres, Vila do Bispo), e Cachopo Jazz (Tavira), que serão dois dos eventos inseridos no Eco Jazz.

O que se pretende agora é passar esta mensagem e preocupação, ao público, a cada técnico, a cada pessoa, que trabalha na nossa esfera, e levá-las a que individualmente adotem este tipo de práticas. O Jazz será assim o meio de divulgação e contribuição. Esta Orquestra entende que a luta pelo Planeta, não é e não pode ser apenas uma luta de instituições, mas sim pessoal e de cada indivíduo. Visite a página da Orquestra em www.orquestradejazzdoalgarve.com no separador Eco Jazz, e tenha acesso ao texto integral e medidas.