A ASMAA (Algarve Surf and Marine Activities Association) anunciou que vai realizar no próximo dia 22 de junho, próxima quarta-feira, duas manifestações em Lisboa.

Estas manifestações contam com a presença de várias pessoas em representação da população algarvia, como também de vários grupos de proteção de interesses socioeconómicos e ambientais da região do Algarve.

A primeira manifestação começa às 12h00 em frente a (AR) Assembleia da República e a segunda às 14h30 em frente dos escritórios da (DGRM) Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Estas manifestações, são uma sequência do anúncio de um furo de sondagem no offshore da costa vicentina – no mar de Aljezur - pelo consorcio ENI/Galp planeado para o próximo dia 1 de Julho.

Além das manifestações convocadas para a Assembleia da República e para a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), na Avenida de Brasília, serão entregues duas petições, uma com mais de 4000 assinaturas “Objeção à atribuição de uma licença de TUPEM ao consórcio GALP/ENI para a atividade de perfuração de pesquisa na área 233 designada por Santola na Bacia do Alentejo (Aljezur)”, e outra petição de apoio a primeira “Say NO to OIL and GAS in Algarve” assinada por com 20,000 pessoas - turistas, visitantes e residentes estrangeiros no Algarve.

As manifestações do próximo dia 22 de junho vai também reunir em Lisboa outros grupos provenientes de outras regiões em Portugal, em contestação.

Todos os grupos presentes contestam o processo de Consulta Pública feito pela DGRM, considerado como um disfarce para evitar uma verdadeira consulta a todo o processo de atribuição de licenças de pesquisa e exploração de petróleo e gas no offshore português.

As mobilizações têm o apoio do município de Aljezur, que disponibilizou transporte para alguns manifestantes do Algarve, e recebeu também o apoio dos municípios de Monchique e Alcoutim.

Já estão confirmadas as presenças na manifestação na Assembleia da República de deputados do Partido dos Animais e Natureza (PAN), do Bloco de Esquerda (BE), do Partido Ecologista os Verdes, assim como do partido Movimento Partido da Terra (MPT).

Às 12h30 haverá uma conferência de imprensa frente à Assembleia da República, para a qual se convidam todos os membros da imprensa.

 

 

Por ASMAA