A Assembleia Concelhia do Bloco de Esquerda de Faro aprovou os nomes que irão liderar as candidaturas do partido aos órgãos autárquicos do concelho nas próximas eleições
José Moreira será o cabeça de lista à Câmara Municipal de Faro, Célia Gonçalves encabeçará a candidatura à Assembleia Municipal e João Costeira encabeçará a lista à Assembleia da União de Freguesias de Faro.
As listas são participadas por pessoas que representam a diversidade do concelho de Faro, das mais diversas profissões e de múltiplas de origens e sensibilidades.
A candidatura do Bloco de Esquerda entende o concelho como a CASA COMUM de todas as pessoas que nele habitam ou trabalham.
Hoje, o problema central do concelho de Faro é o acesso à habitação por todas as pessoas que aqui moram ou querem morar. Este grave problema vai muito além da evidente falta de habitação social para os mais pobres, pois atualmente a generalidade dos trabalhadores não têm rendimentos que lhe permitam aceder a uma casa para morar!
São também questões centrais para a candidatura do Bloco de Esquerda o combate à pobreza, o acesso a serviços públicos de excelência de saúde e de educação, bem como a qualidade dos espaços públicos, o direito a um meio ambiente saudável e o acesso a soluções de mobilidade gratuitas e de elevada qualidade.
As soluções para todos estes graves problemas sociais devem conjugar-se com a da criação de postos de trabalho e de riqueza que são o cerne da economia local.
Faro é a nossa Casa Comum!
José Moreira tem 58 anos, vive e trabalha em Faro desde outubro de 1999!
Mora na freguesia de Montenegro e é Professor de Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Algarve.
É ativista e dirigente sindical na Área da Ciência e do Ensino Superior.
Tem particular interesse nos temas do ambiente natural e do desenvolvimento humano.
Marcaram o seu caráter o movimento escutista, o seu percurso académico, e o empenho na participação cívica e política.
Foi eleito à Assembleia Municipal por dois mandatos, e é dirigente a nível local e regional do Bloco de Esquerda.
Encara a participação na vida política como um serviço à comunidade de acordo com os princípios ideológicos da esquerda socialista.
Célia Alves Gonçalves tem 44 anos, vive e trabalha em Faro desde criança, cidade que sente como a sua terra natal.
É investigadora doutorada em Arqueologia, exercendo a sua atividade científica na Universidade do Algarve, onde se dedica sobretudo ao estudo das adaptações humanas aos ambientes costeiros, bem como à defesa e valorização do património arqueológico e cultural, com particular atenção às questões relacionadas com as alterações climáticas e a sustentabilidade ambiental, temas especialmente pertinentes para Faro e para toda a região algarvia.
A sua participação ativa desde jovem no movimento estudantil e associativo moldou o seu compromisso cívico e político.
Atualmente integra a Coordenadora Concelhia de Faro do Bloco de Esquerda, encarando a participação política como um serviço próximo à comunidade, especialmente preocupada com o bem-estar das famílias farenses e com um futuro mais justo e sustentável para todos.
João Arnaldo Costeira tem 28 anos e escolheu a cidade de Faro como a sua casa aquando da entrada no ensino superior.
Está a concluir a dissertação de mestrado em Psicologia da Educação na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Tem particular interesse nas áreas da justiça social, dos direitos humanos e da educação inclusiva.
O envolvimento em causas sociais e o compromisso com uma sociedade mais justa e equitativa refletem os seus valores e motivações, encarando a participação na vida política como um serviço à comunidade, alinhado com os princípios da inclusão, da solidariedade e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas. É também integrante da Coordenadora Concelhia de Faro e da Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda.
Por. Bloco de Esquerda