Muito boa tarde a todos, queria começar por agradecer este acolhimento tão caloroso que aqui tivemos com um momento musical tão bom da Banda de Lagoa e cumprimentar naturalmente o Sr. Presidente da Câmara pelo convite que me dirigiu, dizer-vos que enquanto passante de ferias já tinha vindo á Fatacil diversas vezes, vim enquanto ministra há dois anos atrás, o ano passado não porque tinha uma bebé muito pequenina, mas este ano cá estou outra vez e é de facto um momento das curtas férias que se interrompe mas quase não se interrompe porque estar aqui convosco é também gozar férias no Algarve. Gozar deste espirito magnifico que é a Fatacil, que junta tanta e tanta gente não só de Lagoa não só da Região do Algarve mas todos os que aqui estão passando os seus tempos de boas e merecidas férias. Queria cumprimentar também, naturalmente o Sr. Presidente da Fatasul responsável pela organização por todos estes anos de boas organizações, estamos na 35 feira, não é por acaso, significa como referiu o Sr. Presidente da Câmara que há muito trabalho feito por muita gente com uma grande preocupação de afirmar esta Fatacil como um grande evento no Sul do Pais, no Algarve, mas também de todos nós que por aqui passamos, todos nós Portugueses e também tantos e tantos estrangeiros que nos visitam e aqui vêm uma amostra do Algarve, uma amostra do Pais, do melhor que se faz e do melhor que podemos mostrar.
Queria cumprimentar também o Sr. Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, ainda agora assisti á renovação do Protocolo entre a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e a Câmara Municipal de Lagoa, precisamente para dar continuidade para reforçar estes laços que existem há muitos anos de presença na Feira de apoio do Governo no caso da Administração a esta Feira, apoio essencialmente da gente que pode mobilizar que pode ajudar a que a Feira seja também um sucesso.
Queria cumprimentar todos os demais presentes, Autarcas, Sr. Presidente da Assembleia Municipal, todas as entidades civis e militares aqui devidamente representados e dizer-vos que este ano é um ano em que a Fatacil tem uma novidade que eu gosto muito de realçar que é a novidade de ser dedicada ao Mar, para o próximo ano sei que vai ser dedicada aos Vinhos do Algarve que estão em crescendo e com grande notoriedade, e este ano será dedicada ao Mar, e digo-vos porquê, porque se na área da Agricultura eu sinto que por todo o país que há um país a fervilhar em matéria de Agricultura, um país a crescer com grande dinamismo com projetos de inovação e já aqui vi na Fatacil produtos novos, gente a trabalhar muito bem, gente jovem a chegar á Agricultura, e nós temos procurado apoiá-los sempre, através da Direção Regional do Algarve aqui com grande trabalho e com grande intensidade, e dizer-vos que é um esforço sempre desde que chegámos, um esforço sistemático, para podermos, naquilo que depende do Governo dar todos os apoios aos agricultores, ainda agora , no final deste mês, pudemos por terceiro ano consecutivo, antecipar os pagamentos das ajudas diretas aos agricultores, em 284 milhões de euros quase 300 milhões de euros, que em vez de serem pagos em dezembro foram pagos agora em julho precisamente para apoiar este setor, que nós sentimos muito dinâmico muito vivo, com muita gente a arriscar a investir e a obter bons resultados.
Mas há um outro setor que é o setor do Mar e por isso fico tão satisfeita por ver que é este o tema deste ano da Fatacil, que é um setor que também está a iniciar mostras de grande dinamismo. Posso dizer-vos que tenho vindo várias vezes ao Algarve para observar de perto os projetos ligados ao Mar que vão nascendo e começam a florescer o um pouco por todo o lado e também no Algarve de forma até mais expressiva. É a aquacultura é a construção Naval, é o Turismo, são as atividades Maritimo-turisticas são as atividade de mergulho, enfim, tantas outras que podemos observar ao longo da nossa costa e o Algarve tem um papel particularmente relevante a desempenhar nesta matéria. Hoje vemos o nosso Mar junto da costa algarvia a ser ocupado por produção de bivalves, a ser ocupado por produção de peixe, seja a engorda do atum, seja as corvinas que foram postas, seja agora o concurso para quem possa aproveitar com novas áreas de aquacultura offshore, sejam nacionais sejam estrangeiros tudo isso são oportunidades de investimento, de criação de riqueza e nós cá estaremos para ajudar apoiando com fundos europeus para esse efeito, com uma Direção Regional mobilizada, atuante, de portas abertas para ajudar e facilitar todos os processos de maneira a que no Mar nós também possamos dizer daqui a uns anos que assistimos a uma renovação grande, a um fervilhar grande, a muito trabalho a ser desenvolvido, a postos de trabalho a serem criados, a gente a voltar-se de novo para o Mar, a inventar mais atividades ligadas ao Mar, com certeza a nossa Pesca, a nossa Pesca Tradicional seletiva, sustentável, mas também a transformação de Pescado, também a Indústria conserveira que também é a tradicional, mas cada vez mais a produção de peixe, a produção de bivalves, a produção de algas, ainda há pouco tempo visitei mais a norte em Aveiro uma empresa de produção de algas, e temos aqui no Algarve uma outra que a seu tempo ei-de visitar.
Também, quero dizer que nós temos de facto um potencial enorme que é o Mar Português, temos um potencial ainda maior quando o virmos estendido com a sua plataforma continental, e temos sobretudo quando há todo este potencial um dever grande, que é o de procurar aproveita-lo e com ele criar riqueza, para as nossas famílias, para o nosso país, gerando postos de trabalho e com isso conseguir progredir coletivamente cada vez mais.
Tenho muita esperança no Mar, tenho a certeza que ele vai ser um potencial realizado, porque ele já se está a realizar, hoje já estamos a realizar muito mais atividades no Mar e não é por acaso que a Fatacil escolhe o Mar como tema para este ano. Escolhe muito bem, porque de facto já temos muito para mostrar e temos seguramente muito mais para nos entusiasmar coletivamente de forma que uns puxem pelos outros, umas empresas tragam outras atrás e cada vez mais nós possamos contar com a atividade económica ligada ao Mar, porque história nós já temos, amor pelo Mar todos nós temos, temos seguramente uma grande ligação, não só afetiva mas cultural, mas precisamos também de ter e cada vez mais uma forte ligação económica, acho que a Fatacil está de Parabéns por ter escolhido o Mar como tema para a sua 35ª edição e sem duvida que as 80 iniciativas que decorreram até hoje vão continuar a perdurar durante muito e muito tempo e a ecoar em todas as pessoas que nelas participaram que as viram que puderam de alguma forma com elas contactar mais de perto com o Mar, o que eu desejo, é que aquilo que vemos hoje de forma muito clara e muito marcada na Agricultura e que começamos a ver no Mar de aqui a pouco tempo seja uma realidade muito rica e muito viva no Mar Português. Isso é sinal que estamos a agarrar as nossa belíssimas oportunidades e estamos a crescer bem, estamos a crescer em conjunto, estamos a crescer com sustentabilidade e estamos a afirmar-nos no mundo como Nação Marítima que já fomos, que temos o direito, e que queremos voltar a ser, Bem- Haja a todos muito Obrigada.
Por: ND
Fotos: VA


