A inauguração teve lugar no dia 13 de dezembro e contou com a presença da colecionadora e do pároco de Quarteira, padre Joaquim Campôa. Mais que uma simples coleção, cada um dos presépios em exposição é uma história com vida, trazida diretamente das mãos dos artesãos que Maria José conhece pessoalmente. São peças com uma alma única, onde os artistas expressaram os seus sentimentos, tornando cada uma muito mais do que um simples objeto decorativo.
Em declarações ao nosso jornal, Maria José Vasques refere: “Isto tem uma particularidade, cada presépio tem uma história, uma vivência, e depois o peso que tem para mim é que eu conheço os artesãos que fazem a maioria dos presépios. Logo, o significado é completamente diferente do que nós chegarmos a uma loja e comprarmos porque o artesão expressa os seus sentimentos através da sua arte. Eu gosto muito de saber, gosto muito de falar com eles“. “Tenho aqui presépios do país todo, e tenho ali uns quantos estrangeiros, tenho ali um da Rússia, da Polónia, do Brasil, da Turquia, da Espanha e de outros países. Quando saio, ando sempre à procura de presépios para engrandecer a coleção“. “Faço exposições há cerca de 10 anos e já fui uma vez à RTP com alguns presépios, ao programa «A Nossa Tarde», da Tânia Ribas de Oliveira”.
“Já fiz exposições em Faro, em Castro Marinho, em Olhão, que é a minha terra natal. O ano passado fiz em São Brás de Alportel e fiz também em Loulé, na Igreja da Misericórdia e agora aqui, em Quarteira, com uma pequena amostra daquilo que tenho”. “É uma paixão que eu tenho. Isabel Nobre, que foi minha colega de Português, escreveu uma frase e sempre que eu faço uma exposição, aquela frase me acompanha. Ela diz que eu, além da maneira de falar dos meus presépios, além de ser colecionadora, é um sentimento que eu tenho, uma paixão e realmente identifico-me muito com essa frase“.
Maria José Vasques, professora de Artes reformada, já levou esta sua paixão à televisão e a várias localidades do Algarve. Agora, é a sua vez de poder contemplar estas obras cheias de imaginação, cor, texturas e materiais diversos. Vale mesmo a pena visitar para: Conhecer uma coleção impressionante, com presépios de todo o país e de cantos do mundo como Rússia, Polónia, Brasil, Turquia, Espanha e Cabo Verde, entre outros. Sentir a paixão de uma vida dedicada a esta arte, uma história de 40 anos de descobertas que agora partilha connosco.
Ver de perto uma pequena amostra de um universo vastíssimo – a colecionadora possui mais de 700 presépios – cuidadosamente selecionada para esta exposição em Quarteira. É uma oportunidade rara para um momento de beleza, cultura e espírito natalício genuíno. Uma experiência que toca o coração e que certamente o irá surpreender. Exposição de Presépios de Maria José Vasques Local: Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro do Mar, Quarteira Até: 1 de janeiro (ver horários no cartaz) Uma iniciativa da Paróquia N.ª Sr.ª da Conceição, com apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira. Venha descobrir por que cada presépio é um mundo.
Jorge Matos Dias










