Para além da conferência, está previsto um conjunto de visitas a atividades económicas e instituições de apoio social sedeadas em locais de baixa densidade populacional no concelho de Monchique, Loulé e São Brás de Alportel. “O objetivo é que a sessão não seja mais um debate teórico em que a aplicabilidade no terreno seja pouca”, afirma Jamila Madeira, uma das promotoras da iniciativa. “No fundo com estas visitas vamos ver os problemas em concreto com casos de sucesso e com constrangimentos no terreno”, prossegue, admitindo que “a boa vontade das iniciativas legislativas choca muitas vezes com a realidade, por isso é preciso ajustar a vontade do legislador com os bloqueios que a realidade lhe coloca”.
Segundo a deputada socialista é necessário perceber o que ainda é preciso resolver e averiguar se as respostas têm sido as mais adequadas. “Queremos sair dos gabinetes e ver a realidade junto de quem vive estas questões da coesão todos os dias e as sente na pele”, assume ainda.
O debate conta com a presença do consultor do Banco Mundial na Ótica do Desenvolvimento, Nelson Dias e da coordenadora do Programa Nacional de Coesão Territorial, Helena Freitas.
Por: PS Parlamento