A Associação de Municípios «Terras do Infante», composta pelos Municípios de Vila do Bispo, Aljezur e Lagos promove, pela segunda vez, uma homenagem ao Infante D. Henrique por ocasião dos 557 anos sobre a sua morte.

O programa comemorativo desenvolve-se entre 4 e 13 de novembro, e integra a realização de palestras nas escolas, visitas guiadas a espaços culturais, concertos em igrejas e homenagens em Sagres e Lagos.

Merece destaque, no dia 11 de novembro (sábado), a realização de visitas guiadas e comentadas a monumentos, espaços e equipamentos culturais. O percurso inicia-se na Igreja Matriz de Vila do Bispo, às 09h30. Segue-se a visita à zona histórica de Lagos, um almoço-convívio, a visita ao centro histórico de Aljezur e um espetáculo na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Alva, nesta mesma localidade. Informamos que, para esta iniciativa, a inscrição é obrigatória. Os interessados podem inscrever-se no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, pelo telefone 282 630 600, ou através do email patrimonio.historico@cm-viladobispo.pt, até ao dia 8 de novembro.

O ponto alto da homenagem tem lugar no dia 13 de novembro. Pelas 11h00, decorre a cerimónia protocolar junto à estátua do Infante, em Lagos. À tarde, pelas 16h00, celebra-se a habitual missa de sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres, seguindo-se uma homenagem junto ao Padrão de 1960, na Praça de Armas do mesmo monumento.

D. Henrique foi uma das figuras mais importantes da História de Portugal e do Mundo. Foi uma personalidade que se interessou pelas terras do Barlavento algarvio e pelas suas potencialidades. Nasceu no Porto, em 1394, só em Vila do Bispo deixou o seu nome ligado a Sagres, à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, à aldeia da Raposeira e tantos outros espaços e episódios no nosso país, no Atlântico e nas costas de África, que ajudou a descobrir e a reconhecer. Partiu para a eternidade na sua Vila de Sagres, no dia 13 de novembro de 1460.

 
Por: CM Vila do Bispo