Custódio Castelo, conhecido virtuoso da guitarra portuguesa, estará em SB Messines, nos próximos dias 1 e 2 de outubro, onde, no âmbito do formato “Lado B”, promovido pelo Município de Silves, através da sua Biblioteca Municipal, participará numa tertúlia e apresentar-se-á em espetáculo em trio.

A tertúlia terá lugar a 1 de outubro, pelas 21h30, na sede da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense e nela o músico/compositor falará, como é habitual nestes serões, das músicas e livros que marcaram a sua vida e a sua carreira, ao longo da qual pôde contatar de perto com músicos/cantores como Jorge Fernando, Nuno da Câmara Pereira, Mísia, Camané, Carlos do Carmo, Vicente da Câmara, Manuel de Almeida, Fernando Farinha, Fernando Maurício, Cristina Branco, Ana Moura, Mariza e a brasileira Maria Bethânia. Também teve a oportunidade de acompanhar Amália Rodrigues na sua última viagem aos EUA.

Atualmente, divide-se entre a sua carreira a solo e a actividade como produtor e compositor. “Inventus” é o título do seu último trabalho gravado.

Este evento servirá, ainda, para assinalar o Dia Mundial da Música, data celebrada precisamente a 1 de outubro e instituída em 1975 pelo International Music Council (UNESCO).

No dia 2 outubro, Custódio Castelo dará um concerto, pelas 21h30, no Auditório Francisco Vargas Mogo, do Crédito Agrícola de Messines. Este evento, intitulado “O Fado e o Vinho”, terá uma componente de fado, mas também de world music e conta com a colaboração da Rota dos Vinhos do Algarve. Os ingressos poderão ser adquiridos a partir de 20 de setembro na Junta de Freguesia de SB Messines, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, na Crédito Agrícola de SB Messines e no Museu Municipal de Arqueologia, em Silves. Terão um custo associado de 5,00 euros e incluirão um welcome drink e um copo de vinho por pessoa no final do concerto, que os participantes poderão desfrutar na companhia do músico e que será servido pela Rota dos Vinhos do Algarve.

O “Lado B” é um formato que explora diferentes facetas de um mesmo convidado, pretendendo fomentar práticas regulares de programação cultural em rede (PCR+) no seio de vários equipamentos da autarquia e também em articulação com o meio associativo local e com as freguesias. Esta estratégia visa explorar e potenciar as especificidades e complementaridades existentes entre os vários espaços culturais da cidade/concelho através da apresentação, sempre que possível e pertinente, de diferentes formatos que envolvam intervenientes comuns, isto na área das artes performativas e de outros universos culturais afins.

Por este formato já passaram, desde fevereiro deste ano, conceituados músicos como João Afonso, António Manuel Ribeiro, Jorge Palma, Pedro Jóia e Ricardo Ribeiro, Sérgio Godinho e Luís Represas.

Estas duas ações contam com o apoio da Junta de Freguesia de SB Messines, da Sociedade de Instrução e Recreio Messinense e do Crédito Agrícola de SB Messines.

O telefone 282 442 112 (ext.406) e o email biblioteca@cm-silves.pt poderão ser usados para o esclarecimento de dúvidas sobre o evento. Para mais informações sobre o músico, poderão consultar a sua página oficial em http://www.custodiocastelo.com/

 

Por CM Silves