A partir de 26 de agosto, os CTT vão suspender temporariamente o envio postal de bens para os Estados Unidos da América, em consequência da eliminação da isenção de taxas alfandegárias naquele país, decretada por uma Ordem Executiva do Presidente Donald Trump que entra em vigor no dia 29 de agosto.

A medida afeta todas as remessas com bens, abrangendo os serviços de correio, encomendas do serviço universal e encomendas expresso internacional. Apenas os envios exclusivamente com documentos e as ofertas entre particulares de valor inferior a 100 dólares não serão impactados.

A suspensão decorre da revogação do regime de Minimis, que até agora permitia a isenção de tarifas nas importações de baixo valor. Com a nova regra, todas as remessas terão de pagar direitos alfandegários antecipadamente, antes do transporte para os EUA.

Enquanto os novos requisitos alfandegários não estão totalmente esclarecidos, os CTT seguem a mesma linha de outros operadores europeus, como La Poste (França), Deutsche Post (Alemanha) e bpost (Bélgica), suspendendo temporariamente este tipo de envios.

Para clientes contratuais, continua disponível a solução Internacional Premium, que permite envios até 30 kg, com taxas alfandegárias pagas pelo destinatário.

A suspensão é válida também para Porto Rico e restantes territórios sob administração norte-americana, durando apenas o tempo necessário para implementar as alterações exigidas.