A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa anunciou ontem, após a reunião de conselho de ministros, que os concelhos de Portimão e Aljezur vão avançar para as regras de desconfinamento geral impostas pelo Governo e autoridades de saúde desde o dia 1 de maio.
Mariana Vieira da Sila reconheceu o esforço ue cidadãos, autarquias, autoridades de saúde, empresas, todos fizeram” nos concelhos de Portimão e Aljezur e ainda Miranda do Douro e Valongo. Este avançar significa que "a estratégia do governo, de agir localmente quando os números ultrapassam limites, resulta”
Durante a conferência de imprensa, a ministra salientou ainda que "quando olhamos para Portimão, que como se recordam estava há uma semana muito perto já de uma incidência de 120 casos [por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias] e, agora, tem uma incidência de 68 casos por 100 mil habitantes, vemos a eficácia das medidas que tomámos”.
Também Vila Real de Santo António apresentou melhorias na sua situação epidemiologica, saindo da lista de alerta criada pelo Governo em conformidade com as autoridades de saúde pública. Já o concelho de Lagos continuará em alerta, por se manter acima dos 120 casos por 100 mil habitantes.
Segundo o relatório diário emitido pela Direção-Geral de Saúde (DGS), ontem no Algarve houve registo de 12 novos casos, subindo o total de infetados de 21730 para 21742.
Portugal registou ontem cinco mortes atribuídas à covid-19, 373 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a DGS.
Por: Filipe Vilhena