Esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano realiza mais uma sessão da rubrica regular «Conversas à Quinta», desta vez com Carlos Aquino, Vigário de Loulé.

O tema da tertúlia será os roteiros da fé para a valorização do Património e do Turismo.

Sabendo que, para os cristãos, “o Reino que o Evangelho anuncia é vivido por homens profundamente ligados a uma determinada cultura, e a edificação do reino não pode deixar de servir-se de elementos da civilização e das culturas humanas” (EN 20), o convidado defende ser de singular importância conhecer e promover a identidade e missão da Igreja na evangelização da cultura.

Carlos Aquino encara a evangelização não de forma superficial e decorativa mas de maneira vital, indo às raízes, valorizando-se a memória do edificado, património de vida e de fé. O atual diretor do Departamento da Pastoral da Cultura da Diocese do Algarve vai ao Cine-Teatro refletir sobre estas temáticas, preconizando a adoção de vários roteiros no âmbito do conhecimento histórico, da história da arte religiosa no Algarve, na Via Algarviana, numa presença significativa da devoção à Virgem Maria, na presença das várias ermidas, isto como contributo evangelizador e de promoção de uma região verdadeiramente católica.

Carlos Manuel Patrício de Aquino nasceu a 27 de maio de 1969, em Vila Real de Santo António, e foi ordenado Padre a 29 de junho de 1993 na Sé de Faro. Fez o curso teológico no Instituto Superior de Teologia de Évora e formou-se em Liturgia em Roma nos anos 1999 e 2000 no Pontifício Instituto de Santo Anselmo. Na Diocese do Algarve é Pároco em Loulé, bem como responsável do Departamento de Liturgia e Arte Sacra e diretor do Departamento da Pastoral da Cultura da Diocese do Algarve. É Vigário de Loulé e Assistente Diocesano da Cáritas. Exerce ainda a função de diretor do Centro de Bem Estar Social Nossa Senhora de Fátima de Olhão.

Esta sessão tem uma duração aproximada de 75 minutos, sendo de entrada gratuita e dirigida a maiores de 12 anos. 

 

Por CM Loulé