16 de abril | Centro Cultural Convento de S. José | Lagoa

Desde março e até maio, o Município de Lagoa tem vindo a promover, no âmbito do projeto CONVENTUS: NOVOS OLHARES SOBRE O EDIFÍCIO DO ANTIGO CONVENTO DE SÃO JOSÉ EM LAGOA, o ciclo “Rodas de Conversa com a População Local: À Procura das Memórias do Convento de São José”.

O projeto CONVENTUS estuda o antigo Convento de São José para dar a conhecer a sua história através de arquivos documentais e do envolvimento da população local, com o objetivo de descobrir «as outras histórias do Convento de S. José» que nunca foram contadas ou escritas. Trata-se de um projeto de investigação participativa que dá voz às pessoas naturais e residentes no concelho de Lagoa para, com elas, mergulhar nas memórias do Convento.

O Ciclo, composto por quatro Conversas de Café, terá a terceira sessão a 16 de abril, pelas 14h30, no local habitual, o Centro Cultural Convento de S. José. A terceira Conversa de Café é subordinada ao tema "Os sismos e as transformações do Convento" e destaca o terramoto de 1969, a degradação arquitetónica e os arranjos, melhoramentos e adaptações promovidas no antigo espaço conventual, entre outras transformações.

A iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala anualmente a 18 de abril, e que no presente ano se debruça sobre a problemática das CATÁSTROFES e CONFLITOS à luz da CARTA DE VENEZA – documento internacional para a conservação e restauro dos monumentos e sítios – seis décadas desde a sua elaboração e adoção por parte do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e outros organismos estatais.

Aberto à participação da comunidade local, o evento constitui um momento de partilha e descoberta das memórias e histórias ligadas ao Convento, promovendo a preservação da sua herança social e cultural.

Confirma já a tua presença através do telefone 282 380 400 ou do email museu@cm-lagoa.pt.

Contamos contigo!