Este ano, o Continente vai adquirir 18 milhões de kg de laranjas do Algarve aos produtores nacionais, através do Clube de Produtores Continente (CPC), que garantem processos de certificação seguros e sustentáveis, num crescimento de 10% face a 2021.

O Continente reforça assim o seu contributo para a sustentabilidade e para o desenvolvimento da economia regional.

Em 2021, os clientes das lojas Continente adquiriram 16 milhões de Kg de laranjas do Algarve, provenientes de pomares certificados. Todas as laranjas disponíveis nas lojas Continente, incluindo as laranjas nas máquinas de sumo nas lojas, são laranjas do Algarve colhidas à mão no seu ponto ótimo de consumo, o que permite obter mais sabor e mais riqueza nutricional.

A laranja do Algarve disponível nas lojas Continente, é produzida por produtores do Clube de Produtores Continente, onde são garantidas práticas agrícolas seguras e sustentáveis do ponto de vista social e ambiental.

Ao praticar uma agricultura sustentável, os produtores optam, por exemplo, por métodos naturais de combate a pragas, como a utilização de insetos auxiliares no combate a espécies nocivas. A utilização eficiente de água e a promoção da biodiversidade nos campos, respeitando a flora e a vida animal presentes, são também aspetos em que os nossos produtores se debruçam diariamente.

Os dois mil hectares de pomares estão distribuídos entre Tavira e Silves e pertencem a cerca de 100 produtores que compõem as quatro Organizações de Produtores Membros do Clube de Produtores Continente. As laranjas algarvias possuem certificação IGP – Indicação Geográfica Protegida – que certifica que o produto possui uma determinada qualidade, reputação ou outras características que podem ser essencialmente atribuídas à sua origem geográfica.

“O Continente orgulha-se de apenas trabalhar com produtores de laranjas certificados por referenciais de boas práticas agrícolas incluindo o bem-estar dos seus colaboradores.”, explica Ondina Afonso, presidente do CPC.

O Continente, através dos técnicos do Clube de Produtores, trabalha diariamente com os produtores nacionais, apurando e selecionando os melhores produtos para responder às necessidades dos seus clientes.