A conferência será proferida pela Doutora Sónia Vespeira de Almeida e pela Doutora Rita Ávila Cachado, responsáveis pelo projeto "Fins de tarde com a Antropologia. Conversas sobre arquivos etnográficos", realizado em Lisboa.
Resumo da conferência:
A discussão sobre os arquivos etnográficos em Portugal é ainda tímida. Os materiais etnográficos produzidos no presente podem ser vistos como arquivos históricos no futuro. As etnografias são registadas de várias formas e são diversas as maneiras como os registos são guardados.
Nesta sessão pretendemos reunir um conjunto de reflexões sobre a forma como os antropólogos portugueses arquivam (ou não) os seus materiais e debater as potencialidades dos registos etnográficos enquanto fontes primárias.
Notas biográficas
Sónia Vespeira de Almeida é antropóloga e Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Antropologia da FCSH – Universidade Nova de Lisboa.
É investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Doutorou-se no ISCTE-IUL (2008), tendo desenvolvido posteriormente um pós-doutoramento (bolsa FCT) no âmbito da antropologia da arte.
Integrou o Conselho Editorial da Etnográfica (CRIA - Portugal), a Comissão Editorial da revista Cadernos de Arte e Antropologia (NVBA – Brasil) e atualmente é Diretora-adjunta do Conselho de Redação da revista Análise Social (Instituto de Ciências Sociais - Portugal).
Rita Ávila Cachado é antropóloga, investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL).
É Professora Auxiliar Convidada na Cadeira de Pesquisa de Terreno, coordenada por Graça Cordeiro, na Escola de Sociologia e Políticas Públicas no ISCTE-IUL. Desenvolveu etnografia de longo termo com populações Hindus. Tem o doutoramento em Antropologia Urbana, onde se especializou habitação informal e social, e está atualmente a iniciar um projeto sobre história da etnografia urbana em Portugal.
Mais informações aqui.
Por Entre Arquivos