“Descobre e Fotografa a Biodiversidade de Albufeira” é o título do concurso que o Município de Albufeira, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente e o Zoomarine.

O concurso está a promover, com vista a despertar o interesse para a descoberta das espécies de fauna e flora existentes no concelho. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 30 de maio. Posteriormente será organizada uma exposição na praia dos Salgados com as fotos selecionadas pelo júri, em data a divulgar oportunamente.

No âmbito do concurso “Descobre e Fotografa a Biodiversidade de Albufeira” pretende-se que os participantes captem para além de imagens de sol e mar, sempre espetaculares por estas paragens, outros valores ambientais, igualmente importantes, e que podem ser encontrados em diversos locais que vão do interior do concelho, como é o caso do sítio da Ribeira de Quarteira, em Paderne, até à sua ampla vasta zona costeira.

Podem participar todos os apaixonados pela fotografia e pela preservação e divulgação do património natural do concelho de Albufeira, desde que tenham idade superior a 18 anos.

A participação é gratuita e pode ser efetuada até ao próximo dia 30 de maio, através do preenchimento de formulário próprio disponível em: Concurso de Fotografia - "Descobre e fotografa a biodiversidade de Albufeira" | Portal do Município de Albufeira (cm-albufeira.pt), onde é possível aceder ao Regulamento do concurso. Para mais informações envie email para: educação.ambiental@cm-albufeira.pt.

Cada participante só pode concorrer com uma fotografia, que deverá ser carregada na plataforma do concurso, com as seguintes especificações: título da foto; espécie retratada (nome comum e científico); local; memória descritiva (até 100 palavras); nome do autor; data de nascimento; email e telefone. Por outro lado, as fotos devem respeitar obrigatoriamente o tema “Biodiversidade de Albufeira”; ser tiradas no concelho; convidar à descoberta dos potenciais valores naturais dos locais fotografados; ser originais; não manipuladas e sem assinaturas; não devem ter sido submetidas ou premiadas noutros concursos e a dimensão dos ficheiros deve ser inferior a 20 MB.

O júri, composto por um elemento do Município de Albufeira, um elemento da Agência Portuguesa do Ambiente, um elemento da Associação Vita Nativa – Conservação da Natureza e um elemento do Zoomarine, irá atribuir os seguintes prémios: 1º lugar – um vale para um passeio pela costa e pela serra algarvia (válido para duas pessoas); 2º lugar – um vale para um passeio Aventura de Jipe pela serra algarvia (válido para duas pessoas) e 3º prémio – duas entradas (1 dia) para adulto no Zoomarine.