A ridMUSA, Rede Informal para a Difusão da Música Antiga, apresenta no próximo dia 14 de outubro, pelas 18h00, na Igreja de Estômbar o concerto da Orquestra Barroca D Aquém Mar.

Sinopse: No ano em que se celebram os 250 anos de elevação de Lagoa a Concelho, não poderia deixar de honrar esta caminhada na companhia do olhar e reflexão de quem aqui contribui diariamente para a sua história no presente e construção do futuro, partindo do passado.

Este projeto é uma sucessão de entrelaçamentos entre desafios e vontades. A convite do Município de Lagoa, a Orquestra Barroca D’Aquém Mar - vontade artística de Elsa Santos Mathei desde 2021 - propõe celebrar a riqueza de Lagoa a partir da sua comunidade e partilhá-la com o universo.

O ponto de partida desta viagem começa com os Pássaros de Lagoa, obra que resulta de um desafio lançado ao Clube de Escrita Criativa de Lagoa - um grupo de lagoenses apaixonado pelas letras - e culmina numa nova encomenda à compositora Teresa Gentil, compositora com um vínculo estreito e regular de produção musical com a Orquestra Barroca D’Aquém Mar.

Em paralelo, a vontade de mergulhar na exploração musical contemporânea tendo por premissa um grupo de intérpretes e instrumentos que recorrem a cópias de originais e à linguagem de uma época tão específica que corrobora na perfeição a data da fundação do Município de Lagoa. Embalada na vontade de novas fusões sonoras, outro desafio foi lançado ao percussionista Rui Silva sobre hábitos e usos da instrumentação tradicional percutida do Algarve.

Esta ferramenta sonora mais bucólica faz-nos remeter para uma ancestralidade única deste sul que queremos resgatar e homenagear, sendo que os ritos tradicionais projetam com fidelidade a identidade de cada local.

O programa completa-se com a primeira suite da famosa Música Aquática, composta especificamente a pensar numa viagem de barco sobre o rio Tâmisa e que pretendemos, com esta escolha, homenagear a relação das gentes de Lagoa com o rio Arade e com o mar, uma relação que outrora assentou no respeito, temor e sobrevivência.

Este espetáculo, inserido na ridMUSA, é um projeto de difusão e promoção de artistas locais no domínio da música historicamente informada, promovido pelo Auditório Carlos do Carmo de Lagoa, Casa das Artes de Famalicão e o Centro Raiano de Idanha-a-Nova para o quadriénio 2022-2025, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

O concerto da Orquestra Barroca D’Aquém Mar é de entrada gratuita, limitado aos lugares existentes.