As Comissões de Utentes do SNS do Algarve estão a promover concentrações em defesa do Serviço Nacional de Saúde, que ocorrerão entre dia 11 (quinta-feira) e 13 de Fevereiro (sábado).

No dia 11 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 10 horas, estão agendadas concentrações no Centro de Saúde de Silves e na extensão de saúde de São Bartolomeu de Messines. As Comissões de Utentes reivindicam consultas diárias e melhoramento do funcionamento daquela extensão.

No sábado, dia 13 de fevereiro, às 15:30 horas, as Comissões promovem concentrações nos três hospitais públicos da região – Faro, Barlavento Algarvio (Portimão) e Lagos – com várias reivindicações em comum, como sejam mais investimento na Saúde e a reversão do processo de fusão dos hospitais do Algarve.

Em Faro, a Comissão luta contra os tempos de espera das consultas externas, contra a perda de valências hospitalares, e por mais médicos, enfermeiros e técnicos de saúde.

No Hospital do Barlavento Algarvio, a Comissão pretende alertar para o caos nas urgências e a possibilidade de encerramento da maternidade, bem como de outras valências e serviços.

Em Lagos, a concentração terá como propósito lutar contra a degradação das urgências, pelo aumento do número de profissionais e melhoria das condições de trabalho, e também pela manutenção da maternidade de Portimão.

As Comissões de Utentes do SNS do Algarve reforçam a importância da participação das populações em defesa de um serviço público de saúde que tem de ser de proximidade e de qualidade, e lembra que a fusão dos hospitais apenas constituiu uma opção economicista (e não de qualidade ou melhor gestão, como apregoaram em 2013) que se revelou desastrosa.

 

 

Por Comissões de Utentes do Serviço Nacional de Saúde do Algarve