Com base nas respostas de 150 inquiridos de empresas do setor imobiliário, a estabilização da atividade de compra e venda de casas registada em dezembro verificou-se “ao mesmo tempo que a procura por arrendamento continuou a reforçar-se, conduzindo a uma aceleração no crescimento das rendas”.
Em relação à estagnação da atividade de compra e venda de habitação, os participantes no inquérito consideram que é “uma tendência temporária, e as perspetivas é que as vendas retomem a sua trajetória ascendente no curto prazo”.
No mercado de arrendamento, “a procura por parte dos arrendatários acelerou ao longo de dezembro”, segundo indica a informação do inquérito, explicando que levou a uma recuperação das rendas a um ritmo mais acelerado.
O inquérito revelou ainda que “os valores das rendas habitacionais têm vindo a aumentar de forma constante ao longo dos últimos oito meses em Portugal, sucedendo a anos de declínio constante deste indicador”.
A expectativa das empresas do setor imobiliário é de que “a atividade no mercado de arrendamento se continue a desenvolver positivamente nos próximos meses, prevendo mesmo um crescimento adicional das rendas no curto prazo”.
Já no mercado de compra e venda, “o ritmo de consultas por potenciais clientes estagnou em dezembro pela primeira vez desde o final de 2013, com o volume de vendas a manter-se também inalterado”.
De acordo com o inquérito, os mediadores imobiliários sentem um ligeiro acréscimo das transações, enquanto os promotores imobiliários dão conta de um declínio considerável das vendas.
“Em dezembro, os preços da habituação continuaram a recuperar em todo o país”, segundo os empresários do setor imobiliário, referindo que o ritmo de crescimento dos preços desacelerou em relação ao do início do ano.
As expectativas dos profissionais continuam em terreno positivo, antecipando uma subida dos preços da habitação “em cerca 2% ao longo dos próximos 12 meses e a um ritmo médio de 4% ao ano durante os próximos cinco anos”.
Numa análise região a região, a informação do inquérito estima que o Algarve lidere na subida de preços da habitação em 2016, com uma evolução de 3%, ao passo que nos mercados de Lisboa e do Porto o crescimento será de 2% e 1%, respetivamente.
O ‘Portuguese Housing Market Survey’ é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.
O Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) dá formação a profissionais que trabalham na avaliação, mediação e gestão em todo o ciclo do imobiliário e da construção.
Por: Lusa