Durante o período de apreciação das moções setoriais, José Nascimento interveio em defesa da proposta, destacando que o Algarve é um dos principais motores económicos do país graças ao turismo, mas alertando para a necessidade de preparar a região para os desafios do futuro através da diversificação da sua base económica.
“É precisamente por acreditar no turismo que defendo que ele não pode suportar sozinho o futuro do Algarve”, afirmou durante a sua intervenção perante a Comissão Nacional.
A proposta defende uma estratégia de desenvolvimento económico assente na inovação, na economia do conhecimento, na economia do mar, na agricultura, na cultura, no património e na valorização do interior algarvio, procurando criar emprego qualificado, fixar jovens, reduzir a vulnerabilidade da economia regional e reforçar a sua resiliência.
Na intervenção, José Nascimento enquadrou esta visão nos valores do Partido Socialista, defendendo que o crescimento económico deve caminhar lado a lado com a justiça social, a coesão territorial e a igualdade de oportunidades.
“Quando falamos da diversificação económica do Algarve, estamos a falar de criar emprego qualificado, fixar jovens, valorizar os nossos recursos e preparar uma região mais resiliente e um país mais forte. Porque um Algarve mais diversificado será também um Algarve mais forte. E um Algarve mais forte contribuirá para um Portugal mais justo, solidário e resiliente”, concluiu.
Com esta aprovação, a Comissão Nacional do Partido Socialista reforça a importância de promover uma estratégia de desenvolvimento económico mais diversificada para o Algarve, conciliando a valorização do turismo com a inovação, a coesão territorial e a criação de novas oportunidades para as atuais e futuras gerações.
José Nascimento agradece a confiança demonstrada pelos membros da Comissão Nacional do Partido Socialista e o apoio dos camaradas algarvios ao longo deste percurso. Considera que esta aprovação representa um contributo coletivo do Algarve para o debate nacional sobre o seu desenvolvimento e reafirma o compromisso de continuar a trabalhar, ao lado do Partido Socialista, dos camaradas algarvios e de todos aqueles que acreditam no potencial da região, na construção de um Algarve mais forte, mais inovador, mais coeso e preparado para os desafios do futuro.
José Adelino Cavaco Nascimento


