O algarvio José Manuel do Livramento foi distinguido com o Prémio Carreira da Ordem dos Engenheiros

Decorreu no passado sábado dia 22 de outubro a Gala comemorativa do Dia Distrital do Engenheiro do Algarve, numa cerimónia que reuniu no hotel Real Marina, em Olhão, cerca de 150 participantes. A delegação regional contou com a presença do Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros, Jorge Liça que esteve em representação do Bastonário que não pode estar presente, mas não deixou de enviar uma mensagem de apoio em vídeo. Esteve ainda presente o Presidente da Região Sul da OE, Luís Machado.

A Delegação Distrital de Faro da Ordem dos Engenheiros (DDFaro – OE), estrutura integrada nos corpos diretivos da Região Sul da OE, instituiu, em colaboração com os restantes corpos, o prémio carreira "Engenheiro do Algarve”, destinado a premiar honorificamente um engenheiro cuja atividade profissional se apresente vultuosa no Algarve, independentemente de ser, ou não, oriundo da região.

Durante o jantar, ocorreu a assinatura do Protocolo entre a Ordem dos Engenheiros e a empresa Águas do Algarve.

Para enaltecimento deste Dia do Engenheiro estiveram incluídas no dia 21 de outubro, uma visita guiada à Mina de Sal-Gema em Loulé, já no dia 22 realizaram-se, duas visitas, uma ao Pavilhão Multiusos de Almancil ainda em construção e outra Cultural à Zona Histórica de Loulé incluindo os Banhos Islâmicos assim como um passeio turístico de barco pela Ria Formosa.

 


Sobre José Livramento

Frequentou e Licenciou-se no IST no Curso Produção de Energia e Sistemas de Potência em 1973, com a qualificação de Bom.

Ainda no 5ºano foi convidado pelo Departamento de Matemática para Monitor na cadeira de Análise Superior III e IV (leccionadas ao 2ºano).

Após terminar a parte escolar do curso foi convidado pelo Departamento de Produção e Transporte de Energia Eléctrica (Prof.Domingos Moura) para Prof. Assistente (1972-1973).

Estagiou na Divisão de Estudos e Projectos de Linhas na Companhia Portuguesa de Electricidade (futura EDP e actual E-REDES) tendo assumido, com assistência, o Estudo de uma Linha de Transmissão de Energia Eléctrica em ‘Muito Alta Tensão’ (LTEMAT) de 400kV, então ainda não existente no Sistema Eléctrico português (1973).

Ingressou no Serviço Militar tendo cumprido este (21 meses) na Escola Prática de Engenharia no Polígono Militar de Tancos assumindo a responsabilidade dos Serviços Eléctricos e de Saneamento do Polígono (1974-1975).

Após o Serviço Militar e atendendo à perturbada situação social de então (pós 25 de Abril) optou por estabelecer-se no Algarve tendo iniciado a acção profissional nas diversas funções como Projectista, Assessoria-Consultadoria e de Responsabilidade Técnica.

Simultaneamente, e de início, exerceu transitoriamente a docência durante dois anos no ensino preparatório.

Logo que abriu o Curso de Engenharia no então Instituto Politécnico de Faro, hoje Escola Superior de Engenharia da UAL, ingressou no respectivo corpo docente onde leccionou diversas disciplinas no âmbito da Engenharia Electrotécnica, até 2020.

Ao longo da sua carreira profissional, escolheu como modalidade base a função de Projectista trabalhando em regime ‘freelancer’ em simultâneo com diversos Gabinetes de Arquitectura e Engenharia do Algarve. Com o decorrer do tempo, e da influência profissional, o âmbito alargou-se ao Alentejo e Lisboa.

Simultaneamente foi dilatando a intervenção no âmbito da Assessoria com diversas Câmaras e empresas onde destacamos a ADA-Águas do Algarve, S.A., desde a sua fundação.

No âmbito do Estudos e Projectos os trabalhos desenvolvidos abrangem maioritariamente os segmentos Industrial, Urbanístico, Residencial, Turístico e Energias Renováveis.