Nessa sessão, Hélder Martins, candidato à presidência da Câmara Municipal de Loulé, falou dos compromissos que vai assumir em Alte, afirmando a necessidade de investir na melhoria de infraestruturas e serviços para melhorar a qualidade de vida da população.
A habitação foi um dos temas centrais da sessão, sendo uma das prioridades na estratégia para o concelho. Hélder Martins defende que é urgente projetar e construir fogos habitacionais para as mais de 2 mil famílias que esperam por um lar e implementar medidas de apoio à habitação para fixar pessoas no interior do concelho. O candidato anunciou a intenção de lançar novos projetos de construção com soluções mais ágeis, capazes de responder às necessidades reais da população.
No que toca à área social, Hélder Martins criticou o “pouco investimento feito nos últimos 12 anos”, recordando que não foi construído um único lar de idosos no concelho e que apenas uma creche foi concretizada.
“Com as listas de espera atuais, é inadmissível que não tenham sido canalizados esforços para dar resposta à procura”, considerou.
O candidato mencionou a necessidade de ampliação do Lar de Alte e da criação de outros projetos sociais que trazem dinamismo ao interior, dando como exemplo o projeto ASAS, que “de forma tão louvável contribui para o envelhecimento ativo e inclusão social”.
No que diz respeito a obras e infraestruturas, Hélder Martins destacou como prioridade a repavimentação da estrada de Santa Margarida, incluindo a criação de bermas e passeios, bem como a requalificação da Avenida 25 de Abril e do Largo José Cavaco Vieira. Referiu, ainda, a importância de avançar com a criação de um parque de autocaravanas, como resposta ao crescimento do turismo itinerante no interior do concelho.
Em termos de educação, “é necessário investimento para dinamizar a Escola Profissional de Alte, uma instituição de ensino que, apesar das condições de excelência e profissionais qualificados, está limitada nas suas capacidades e a perder alunos”, e “criar sinergias futuras onde haja uma aposta em vertentes de ensino únicas direcionadas para áreas e atividades que dinamizam o interior do concelho”.
No desporto, uma das intenções é criar um pavilhão multiusos, “onde a comunidade tenha um espaço digno e com os equipamentos necessários para a prática de diversas modalidades”.
Por sua vez, Elisabete Luz referiu “a grande confiança que tem em todos os membros da lista candidata à Junta de Freguesia de Alte, assim como a sua certeza de que Hélder Martins, como candidato à Câmara Municipal de Loulé, e Silvério Guerreiro, como candidato à Assembleia Municipal, serão a melhor aposta para liderar o concelho e trazer-lhe o dinamismo que tem faltado”.
“A nossa candidatura é feita para pessoas, com pessoas, com alma e com verdade”, afirmou a candidata, mostrando abertura e disponibilidade para ouvir sempre a comunidade de Alte, para que, juntamente com a sua equipa, possa estabelecer e concretizar os projetos necessários na freguesia.
A sessão contou também com intervenções de Silvério Guerreiro, candidato à presidência da Assembleia Municipal; Mendes Bota, mandatário da campanha; Bárbara Amaral Correia, deputada da Aliança Democrática; Seruca Emídio, presidente da Comissão de Honra da coligação; Eugénio Guerreiro, ex-presidente da Junta de Freguesia de Alte e membro da atual lista candidata; e Cátia Silva, uma das jovens que integram a lista à Junta de Freguesia de Alte. Todos manifestaram a grande confiança que têm neste projeto e nos seus candidatos.
As apresentações públicas da coligação ‘Fazer Melhor’ vão continuar pelas freguesias do concelho, neste formato de partilha de ideias e de proximidade com a população.
Coligação “Fazer Melhor”