A Mákina de Cena vem informar que a segunda sessão do Clube de Leitura Teatral de Loulé irá ter lugar no próximo dia 15 de Maio (quarta-feira), às 21h30, na Casa da Mákina (rua Gonçalves Zarco, nº11-13, em Loulé).

Depois do sucesso da primeira leitura, orientada por Ricardo Correia, o convidado de Maio será Mário Montenegro*, encenador, ator, dramaturgo, investigador e professor, fundador da Marionet, companhia sediada em Coimbra, que se destaca pelo cruzamento das artes performativas com a ciência.


Todos os interessados em participar nesta primeira sessão enquanto leitores poderão inscrever-se através do email makinadecena@gmail.com, até dia 14 de Maio.

A entrada é GRATUITA para todos os participantes - espectadores e leitores, mediante a disponibilidade de lugares.

Para Junho, teremos um convidado muito especial, bem conhecido do público louletano, que revelaremos em breve.

 

Por: Mákina de  cena

 

*Mário Montenegro Encenador, ator, dramaturgo, investigador e professor, é também o fundador e diretor artístico da marionet desde 2000, uma companhia de teatro com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência.
Como ator, trabalhou na Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro e n’A Escola da Noite. Como encenador e dramaturgo, dirigiu na marionet uma trintena de espetáculos, onde participou também como ator, e foi autor do texto numa vintena deles. Tem publicadas as peças “Revolução dos Corpos Celestes” (MAFIA, 2006), “Encontro em Possível” (CETUP, 2006), “A Expressão das Emoções” e “LED – Viagem ao Interior num Computador” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018) e duas traduções, “Sr. de Chimpanzé” de Júlio Verne (marionet, 2010) e “Cálculo de Carl Djerassi” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011).
 

Casa da Mákina Espaço cultural e performativo em Loulé, que nasce da vontade em fomentar o interesse e potenciar a criação e literacia artística. Pretende-se que seja um ponto de encontro, que possibilite a expressão e transmissão de saberes, num diálogo inclusivo o mais intergeracional e intercultural possível.

 

Mákina de Cena Associação Cultural sediada em Loulé responsável pela Casa da Mákina, fundada por iniciativa de Marco Martins e Carolina Santos, que vocaciona o seu trabalho no campo das artes performativas, nomeadamente na área da música jazz e do teatro contemporâneo, cruzando-o com outras áreas e disciplinas criativas, promovendo a transversalidade artística e o estabelecimento de parcerias com outras entidades culturais da região para o desenvolvimento dos seus projetos.
A Mákina de Cena é uma estrutura apoiada pela Câmara Municipal de Loulé.


Clube de Leitura Teatral de Loulé Funcionando como uma extensão do Clube de Leitura Teatral de Coimbra, acontece mensalmente em Loulé (com coordenação de Carolina Santos), com leituras informais dedicadas a textos de um dramaturgo/escritor. O objetivo é a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.