O relato animado do empregado de balcão da taberna, "O Menino da Burra", dirigido a um pretenso freguês, sobre uma aguardente “capaz de levantar os mortos”, é o motivo suficiente para evocar um país e um tempo já idos: o Portugal do Estado Novo e da guerra colonial, da pobreza e da ruralidade, da violência e da ingenuidade. E é também um lembrete de que detrás dos gestos mais poéticos se pode esconder a mais sórdida crueldade.
“Quando o luto não vem inscrever no real a perda de um laço afetivo (de uma força), o morto e a morte virão assombrar os vivos sem descanso.” José Gil (Portugal, Hoje – O Medo de Existir)
“Porque camandro é que não se fala nisto? Começo a pensar que o milhão e quinhentos mil homens que passaram por África não existiram nunca.” António Lobo Antunes (Os Cus De Judas)
O espetáculo tem a duração de 60 minutos, dirige-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 9 euros, sendo que para maiores de 65 e menores de 30 anos o valor passa para 7 euros. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.
Por: CM Loulé