O Ginásio Clube Naval de Faro deu por terminada a 32ª edição da Volta ao Algarve à Vela, que decorreu entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.
Este evento desportivo reuniu desta vez um total de 27 embarcações, vindas de diferentes partes de Portugal e Espanha, e contou com o apoio da AOC – Carrasquinho S.A. – Materiais de Construção.
 
Esta que é já uma competição recorrente, ano após ano, contou este ano com 4 dias de competição, com regatas diárias que começaram em Lagos e terminaram em Tavira, passando por Portimão, Albufeira e Faro, onde o apoio de cada um dos municípios e marinas das respetivas localidades foi essencial para a concretização de todo o evento.
 
Muitos foram os momentos partilhados entre tripulações e os convívios no final de cada etapa da 32ª Volta ao Algarve à Vela, mas estes momentos só se tornaram possíveis com o apoio de todas as marcas e organizações que se decidiram juntar a nós, e sem as quais não teria sido possível fazer tanto em tão pouco tempo.
 
O clube, organiza todos os anos este evento como forma de divulgar e reforçar a presença da Vela de Cruzeiro a nível nacional, e a verdade é que para além de este ano ter conseguido chegar a novos velejadores, muitos deles decidiram participar após terem concluído o Curso de Vela para Adultos do Ginásio Clube Naval de Faro, o que demonstra não só o papel ativo do clube no desporto da região, como o interesse por parte dos participantes inscritos nos respetivos cursos.
 
João Marques, presidente do Ginásio Clube Naval de Faro, refere que “nunca vimos tantos velejadores interessados em participar na Volta ao Algarve à Vela como este ano, o que nos enche de orgulho e nos motiva a fazer mais e melhor a cada edição”, relembrando que “os 32 anos de Volta ao Algarve só são possíveis com a ajuda de todos os patrocinadores por onde passamos e as respetivas marinas e clubes náuticos. Uma palavra especial para todos eles e principalmente para quem veio participar” nesta edição.
 
Os prémios a entregar aos vencedores de cada uma das etapas, bem como aos vencedores das classificações gerais, só foram possíveis graças ao apoio de entidades como a Adega de Favaios, a Faromotor, a Cepsa, o Eva Senses de Faro e o NH Marina de Portimão Resort.
 
Desta edição fizeram também parte vários momentos especiais, como os pequenos-almoços partilhados entre todos, os momentos de convívio ao final do dia e o arraial que teve lugar em Faro, no dia 2 de agosto, e que contou com comida tradicional portuguesa e música ao vivo.
 
A organização desta 32ª Volta ao Algarve à Vela contou ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, do Clube Náutico de Tavira, do Clube de Vela de Lagos, do Iate Clube Marina de Portimão e da Associação Regional de Vela do Sul. Já os patrocínios oficiais de cada etapa ficaram a cargo da Salt&Sea Ria Formosa, do NH Marina de Portimão Resort, da Heineken e da Adega de Favaios.
 
A cerimónia de entrega de prémios aos vencedores desta edição teve lugar no Clube Náutico de Tavira, após os quatro dias de competição.
 
Classificação ORC Geral
 
1º lugar - Mad Max, com o skipper Miguel Graça
2º lugar - Mar Meu/Nave Pegos, com o skipper Paulo Gil Morais
3º lugar - Choque/Nave Pegos, com o skipper Nuno Santos
 
Classificação ORC Open
 
1º lugar - Corsário do Arade, com o skipper Luís Brito
2º lugar - Titã, com o skipper Francisco Badalo
3º lugar - Levante, com o skipper Carlos Madeira
 
 
Por: Ginásio Clube Naval de Faro