“Algarve Literatura: um outro olhar – Escritores, poetas, publicistas- gente que publicou –I”, dá nome a esta primeira sessão que tem início pelas 16h30, na Sala João Belchior Viegas. Esta primeira abordagem incide nas obras e autores do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, durante as quais os ilustres são-brasenses Bernardo de Passos e José Dias Sancho se destacaram em inúmeros jornais da época.
Sob orientação do Dr. Varela Pires, esta iniciativa, integrada nas Comemorações do Centenário do Município, desafia a conhecer melhor a literatura algarvia, numa viagem desde o século XIX até aos dias de hoje. Este é um um tesouro que vê o seu acesso limitado por questões diversas. Muitas das obras não foram reeditadas, outras excelentes manifestações foram apenas editadas em jornais locais da época, o que dificulta o acesso a estas preciosidades culturais.
Nascido em Olhão, Varela Pires foi médico, jornalista, escritor, crítico literário e conferencista, um regionalista convicto. A par da medicina dedicou-se desde muito jovem a escrever, tendo publicado em inúmeras revistas e jornais, ao longo de mais de 50 anos.
À descoberta da escrita literária e dos rostos que a inventam, no Algarve Moderno.
No átrio da Biblioteca Municipal os visitantes podem ainda apreciar, de 5 a 16 de maio, a exposição bibliográfica “Algarve: um outro olhar” composta por um conjunto de livros de autores algarvios da coleção particular de José do Carmo Correia Martins.
Por CM São Brás de Alportel