Onde é que há mais casas de luxo à venda em Portugal?
A mais recente análise do idealista revela que quase todos os distritos e ilhas possuem, pelo menos, uma casa anunciada que custa mais de um milhão de euros.
 
Mas a distribuição de casas de luxo não é homogénea pelo país, visto que os distritos de Lisboa, Faro e Porto concentram 77% de todas as casas disponíveis acima desse valor. 
 
No dia 1 de julho, Portugal contava com mais de 16.000 casas de luxo no mercado com preços superiores a um milhão de euros.
 
Lisboa é o distrito com o maior número de casas de luxo acima desse valor, representando 40,2% do total nacional. Segue-se Faro (25,1% do total) e o Porto (12%). Só as habitações premium anunciadas nestes três distritos pensam 77% no total da oferta nacional.
 
Também há um número interessante de casas de luxo à venda por mais de um milhão de euros em Setúbal (7,2% do total), na ilha da Madeira (6,4%), em Braga (1,8%) e em Leiria (1,2%), mostram ainda os dados do idealista. 
 
A verdade é que a maioria dos territórios portugueses tem uma oferta de habitações no segmento alto que pesa menos de 1% no total nacional: Aveiro (0,9%), Santarém (0,8%), Évora (0,7%), Viana do Castelo (0,7%), Beja (0,6%), ilha de São Miguel (0,5%), Coimbra (0,4%), Portalegre (0,4%), Viseu (0,4%), Vila Real (0,3%), Castelo Branco (0,2%), Bragança (0,1%) e Guarda (0,1%).
 
Por outro lado, o território português com menos casas de luxo anunciadas até ao dia 1 de julho foi a ilha do Faial, com apenas uma. Em seguida estão a ilha de São Jorge (3), ilha de Porto Santo (4), ilha do Pico (6) e ilha Terceira (7).
 
A participação no total nacional deste mercado premium nas ilhas é praticamente insignificante, sendo, por isso, representado como 0%. 
 
 
Por: Idealista News