Este foi mesmo o maior aumento dos preços das casas entre os 18 países analisados pela DBRS desde 2018 até 2023.

crise da habitação é sentida a nível global. E Portugal tem-se destacado como um dos países onde a habitação está sobrevalorizada. Este foi um alerta dado recentemente pela Comissão Europeia que foi agora confirmado pela DBRS. Ao olhar para 18 países do mundo, a agência de rating concluiu que o preço das casas em Portugal foi o que mais cresceu desde 2018 (+60%).

Entre as 18 economias avaliadas no relatório da DBRS, Portugal destaca-se como o país onde se registou a maior valorização da habitação entre o último trimestre de 2018 e o terceiro trimestre de 2023. Isto porque os preços das casas no nosso país subiram 60% em cinco anos, atingindo o “pico”, sendo este também o mais elevado entre os mercados analisados, escreve o Jornal de Negócios.

Dos 10 países da União Europeia analisados, a agência de ranking conclui que os preços das casas – embora tenham subido menos que em Portugal - também atingiram o pico na Grécia, Bélgica, Espanha e Itália. Na Suíça o custo da habitação está igualmente em máximos.

Fora do espaço europeu, também nos EUA, Austrália e o Japão os preços da habitação atingiram o pico máximo no verão de 2023. E muito embora no Canadá e na Suécia os preços estejam a descer, a DBRS refere que este “ajustamento tem sido modesto”.

Esta valorização em alta da habitação em vários países do mundo tem preocupado a DBRS, embora admita que “os riscos para a estabilidade financeira permaneçam contidos”. Sobre Portugal, em concreto olhando para os resultados das eleições legislativas 2024, a agência de rating canadiana alerta para que poderá estar para vir instabilidade governativa que coloca em risco a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), lê-se na mesma publicação.

 

Idealista