O documento valoriza o potencial da diversidade agrícola em relação à marca Portugal, promovendo a excelência das marcas e dos produtos agrícolas nacionais, e apostando na diversidade e na singularidade da agricultura portuguesa para a conquista de novos mercados.
Para o Presidente da CAP, “pela sua representatividade e importância, a agricultura assume um papel estratégico para Portugal e para a economia portuguesa”. De acordo com João Machado, “o crescimento anual do Produto Agrícola Bruto, o aumento da produção em valor, a evolução positiva das exportações, a par da diminuição do défice da balança comercial agrícola, e a criação de emprego líquido em Portugal são alguns dos factos que evidenciam o potencial e a importância do setor agro-florestal para o país”, justificando-se a assim a definição de uma visão para a agricultura portuguesa por parte da CAP, tendo 2020 como horizonte.
O documento foi disponibilizado no final do congresso e pretende definir o futuro da agricultura portuguesa, tendo 2020 como horizonte, num ano em que a CAP assinala o seu 40º aniversário e numa altura em que o setor agrícola se revaloriza no contexto da economia nacional.
VISÃO 2020 PARA A AGRICULTURA PORTUGUESA
Por: CAP