Encontram-se abertas, até ao dia 29 de Maio, as candidaturas à 8.ª edição dos prémios portugueses de sustentabilidade, Green Project Awards.

Esta iniciativa, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, do Governo de Portugal, da Comissão Europeia e da CPLP pretende distinguir projetos inovadores no âmbito do desenvolvimento sustentável assim como fomentar o debate em torno da economia verde.

Através desta iniciativa, as empresas, organizações não-governamentais, associações, cooperativas, estabelecimentos de ensino e de investigação, administração pública e administração local e cidadãos em nome individual podem candidatar os seus projetos a um vasto conjunto de categorias: Agricultura, Mar e Turismo, Investigação e Desenvolvimento, Gestão Eficiente de Recursos, Iniciativa de Mobilização, entre outros. Após a apresentação, as candidaturas serão sujeitas ao escrutínio do júri, sendo os resultados auditados pela EY.

O Ciclo de Conferências do Green Project Awards Portugal (GPA), uma co-organização da Agência Portuguesa do Ambiente, da Quercus e da GCI, e que decorre ao longo de 2015, terá como temas em destaque: Turismo e Ambiente, Consumo Sustentável, Mar, e Ciência e Tecnologia.

Na presente edição, o GPA e o Grupo Jerónimo Martins estabelecem uma parceria , para a categoria Investigação e Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de promover a investigação e o desenvolvimento de produtos, serviços, projetos ou processos que tenham nos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável. Surge assim o Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável, ao qual se poderão candidatar projetos desenvolvidos por investigadores (a título individual ou em equipa), por universidades ou instituições de I&D, com aplicabilidade e potencial de valorização económica. Assim, o Grupo Jerónimo Martins atribuirá uma bolsa monetária, no valor de 20.000 Euros, ao projeto vencedor.

Ao longo das suas sete edições, o Green Project Awards já distinguiu mais de 80 projetos em Portugal, num total de mais de 1000 candidaturas. Em 2015, continuará a promover a partilha de boas práticas que contribuam para fomentar o empreendedorismo, a inovação e a economia verde, podendo os interessados candidatar-se às seguintes categorias:

‘Agricultura, Mar e Turismo’, premeia projetos que contribuam para dinamizar o Interior em desertificação, atividades ligadas ao mar e projetos de turismo sustentável;

‘Investigação & Desenvolvimento’, visa fomentar a investigação através do reconhecimento do mérito de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que se distingam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável;

 ‘Produto e Serviço’, distingue produtos e serviços já implementados nas áreas de desenvolvimento social, economia, ética e ambiente;
‘Gestão Eficiente de Recursos, premeia a gestão inovadora como fator fundamental para atingir uma utilização eficaz dos recursos;

‘Iniciativa de Mobilização, destinada a Campanhas de Comunicação e Ações de Sensibilização e Informação. Os projetos poderão ser apresentados até 31 de Maio.

‘Iniciativa Jovem – Projeto 80’, valoriza projetos de sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania desenvolvidos por jovens, com idades entre os 13 e os 17 anos.

Consumo Sustentável - abrange projetos provenientes da sociedade civil que tenham estimulado a adoção coletiva de novas práticas de consumo e resultado em mudanças nos estilos de vida do público-alvo (consumidores, trabalhadores, associados, residentes), ao nível das várias dimensões da sustentabilidade: económica, social e ambiental.

Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde -Em 2015, o GPA conta com a 4.ª edição do Prémio Obra Escrita Original Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde para a melhor obra original na área da sustentabilidade, atribuído pela Sociedade Ponto Verde, em conjunto com a editora Princípia. Este Prémio destina-se à publicação de obras ainda não publicadas, de natureza académica e científica ou outras obras originais na área do ambiente e da sustentabilidade.

Os interessados poderão apresentar a sua candidatura no site do Green Project Awards e acompanhar as novidades da edição de 2015 na página de Facebook.

Os vencedores do Green Project Awards (GPA) Portugal vão poder utilizar na sua comunicação o selo Green Project Awards, criado pela Havas Worldwide. Adene, Águas de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Continente, Jerónimo Martins, Lipor, REN, Sociedade Ponto Verde e Veolia, apoiam a 8ª edição desta iniciativa.

 

Por GCI