A campanha da CDU no dia 28 Fevereiro, contou com a presença de Paulo Raimundo, Secretário Geral do PCP acompanhando Catarina Marques, 1ª candidata da CDU pelo Algarve.

Ao fim do dia a CDU realizou um desfile em Portimão, em que dezenas de ativistas percorreram várias ruas da baixa da cidade, em contacto com comerciantes e população. Os problemas da falta de poder de compra foi o que mais se ouviu, quer da parte de quem compra como de quem tem porta aberta e vê que cada vez menos clientes lhes entra pela porta.

Houve tempo para uma breve passagem e conversa com reformados na Associação Sénior de Portimão. O Secretário Geral e os candidatos CDU puderam ouvir que, também para os reformados a situação não está fácil com os baixos valores das reformas e pensões.

No final do desfile realizou-se uma tribuna pública, na qual Catarina Marques referiu que “os problemas dos salários e pensões ouvidos aqui em Portimão, infelizmente, são os mesmos do resto do Algarve, por onde a campanha CDU tem andado”. Já Paulo Raimundo, destacou a importância de “para ver resolvidos alguns destes problemas a solução passa por dar mais força à CDU, elegendo uma deputada pelo Algarve”.

Há noite, em Silves, realizou-se o que terá sido uma das maiores iniciativas da CDU nesta campanha eleitoral, um jantar/comício com a presença de mais de 400 pessoas.

Uma grande e vibrante iniciativa que deu mais força e confiança à CDU para o que falta da campanha eleitoral.

Um jantar todo ele organizado e preparado na base militante, que encheu o espaço da FISSUL – Pavilhão de Feiras e Exposições de Silves, onde a atuação do Rancho Folclórico de SB Messines foi um dos vários momentos de animação da noite. Nas intervenções ficaram as referências ao nosso património cultural, etnográfico e histórico algarvio, tão presente na atuação do Rancho Folclórico e que a CDU muito defende e valoriza.

O momento político comício teve a apresentação de Rosa Palma, mandatária regional e Presidente da Câmara Municipal de Silves e as intervenções de Catarina Marques e Paulo Raimundo.

Comício que contou com a presença em palco dos candidatos CDU pelo Algarve.

Catarina Marques, numa vibrante e entusiasta intervenção destacou os maiores problemas com que a região se confronta – salários e pensões, habitação, saúde, transportes e a falta de água. Uma intervenção que sobretudo apontou soluções para estas questões, referindo que muitas delas já estão referenciadas há muito tempo pela CDU nas nossas posições e intervenção.

Não deixou passar sem responder diretamente ao PS, que escolheu, mais uma vez, o tempo de campanha eleitoral para vir anunciar o fim das portagens na Via do Infante e deixou uma preocupação “É que perante tantas juras e promessas da sua abolição pelo PS, agora em plena campanha eleitoral, seja esse o argumento que engane mais uma vez os algarvios a votar em quem teve a faca e o queijo na mão durante tantos anos e que não fez o que se impunha e é exigido – abolir as portagens. Os algarvios não podem confiar neste jogo do PS. E também não podem confiar no PSD, CH e IL que jamais se poriam em posição contra os lucros da concessionária privada que explora a Via-do-Infante”.

Paulo Raimundo, que logo no início da sua intervenção ressaltou a dimensão da iniciativa, valorizou a organização da mesma, e sobretudo, a presença das centenas de ativistas que ali estavam para dar mais força à CDU, dispostos a contribuir para a campanha e o reforço eleitoral da CDU e que há ambiente de confiança para se eleger uma deputada para a Assembleia de República – a Catarina Marques.

O Secretário Geral do PCP deu destaque à importância do reforço do PCP e da CDU, no caso para ajudar a resolver os graves problemas que o Algarve atravessa, mas também para combater a política de direita, praticada por PS e suportada por PSD, CDS, CH e IL, responsável pela atual situação do região e do país.

Referiu que só a CDU está em condições de ser alternativa e é portadora soluções, deixando uma ideia clara de que quanto mais força tem o PCP e a CDU melhor é a vida das populações.

Deixando o exemplo de que quando a CDU teve força para influenciar a política nacional a vida dos trabalhadores e das populações melhorou, com o aumento das reformas, a introdução da gratuidade das creches, a criação do passe intermodal, a gratuitidade dos manuais escolares, o fim do PEC para as micro, pequenas e médias empresas e a recuperação e conquista de muitos outros direitos. E que agora, depois de uma maioria absoluta onde ficou à vista de todos qual o rumo do PS, o que se impõe é dar força ao PCP e à CDU.

Deu também o exemplo da questão da água e o travão que a Câmara Municipal de Silves, de maioria CDU, conseguiu impor à medida de subida exorbitante dos tarifários da água proposta pela AMAL e pelo governo, que posteriormente outras Câmaras Municipais seguiram em idênticas posições. O que faltou durante anos de investimento público não pode ser agora cobrado às populações em nome da seca e falta de água, assim como para a CDU é inaceitável qualquer medida que caminhe para a privatização da água.

Respondeu ainda sobre o ambiente que se sente em relação ao resultado eleitoral a 10 de Março, dizendo que este não depende de sondagens e “nuvens negras”, depende isso sim de quem ainda vai votar, também aqui no Algarve, com confiança e sentido de dar força aos caminhos de Abril e aos seus valores. Que o PCP com 103 anos de história está e estará cá ao lado dos trabalhadores e das populações para esta e para as lutas futuras.

No final das intervenções e após um emocionante momento com a “Grândola Vila Morena”, Rosa Palma fechou o comício afirmando a ideia de que todos são necessários para este combate pelos valores de Abril nesta altura das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril.

 

A Coordenadora CDU Algarve