O município de Alcoutim anuncia o novo formato do IX Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, que se apresenta este ano como «Caminheiros - Experiências na Fronteira»
Com um novo nome e uma nova imagem, Caminheiros é a proposta de transformação  do Festival de Caminhadas, expandindo as atividades ao longo do ano para  proporcionar momentos únicos de conexão com a natureza, cultura e gastronomia local  respeitando os ciclos dos produtos e da região. O evento, agora conhecido como  Caminheiros - Experiências na Fronteira, convida os participantes a explorar os  encantos da região, enquanto desfrutam de caminhadas deslumbrantes associadas à  boa comida, aos encantos da paisagem, às atividades agro-pastoris, à astronomia, às  artes tradicionais e ao simples deixar-se levar. 
 
Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, situados nas margens do Rio Guadiana e com a  majestosa Serra do Caldeirão como pano de fundo, oferecem uma variedade de trilhos  e caminhos pitorescos que conduzem os visitantes por uma experiência autêntica e  enriquecedora. Com uma abundância de património natural, cultural, histórico,  gastronômico e etnográfico, a região é um tesouro a ser descoberto. 
 
O novo formato concentra-se em promover a sustentabilidade e a integração com a  comunidade local. Ao longo do ano, o festival apresentará caminhadas temáticas que  exploram os ciclos dos produtos locais, como queijo, mel e ervas aromáticas,  proporcionando uma experiência completa e autêntica. Os participantes terão a  oportunidade de se conectar com os produtores locais, aprender sobre técnicas  tradicionais e saborear os sabores únicos da região. 
 
"A nossa intenção é criar um festival de caminhadas que vá além da simples exploração  física. Queremos proporcionar aos participantes uma experiência completa, que os  conecte com a natureza, a cultura local e os produtos da região", afirma o vice presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino.