Se já estás a organizar a agenda do próximo ano ou a planear pequenas escapadinhas, deverás ficar a par do calendário dos feriados de 2026 em Portugal que promete tornar a tua agenda ainda mais simples.
Com a lista de feriados de 2026 à mão, vais conseguir antecipar fins de semana prolongados, programar viagens ou simplesmente decidir quando aproveitar umas merecidas pausas sem stress. Assim, podes tirar o máximo partido de cada folga e encaixar os teus compromissos de forma mais tranquila ao longo do ano.
Quantos feriados existem em 2026?
Em 2026, Portugal terá um total de 11 feriados que a maioria dos trabalhadores têm direito a gozar, sem contar com feriados municipais ou regionais.
Estes feriados obrigatórios incluem datas como o Ano Novo (1 de janeiro), a Sexta-feira Santa (3 de abril), o Dia do Trabalhador (1 de maio), o Dia de Portugal (10 de junho), a Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), a Implantação da República (5 de outubro), o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), entre outros.
Além destes, algumas datas podem não ser obrigatórias para todos os trabalhadores, mas continuam a ser pontos de referência para quem deseja criar fins de semana prolongados ou pequenas escapadinhas.
Lista de feriados obrigatórios em Portugal
Segue a lista dos principais feriados de Portugal (Continental e Ilhas) em 2026, incluindo datas e dias da semana, para que possas planear com antecedência.

O Carnaval será feriado em 2026?
Em em 2026, o Carnaval calha a 17 de fevereiro (terça-feira). Apesar de muitos associarem esta data a um dia de descanso garantido, convém lembrar que o Carnaval não é um feriado obrigatório em Portugal, mas sim um feriado facultativo.
Isto significa que a sua concessão depende de cada entidade empregadora ou do contrato coletivo de trabalho em vigor. Em muitos casos, sobretudo no setor público, as entidades concedem tolerância de ponto, mas no setor privado a situação pode variar bastante.
Caso seja tolerância no Carnaval poderás gozar a segunda-feira como ponte. No entanto, deverás confirmar se podes descansar nesses dias junto da tua entidade profissional.
Feriados municipais dos Santos Populares
Em termos de feriados municipais, destacamos os do mês de junho, altura de celebrar os santos populares:
- 13 de junho: é o dia de Santo António, celebrado em Lisboa e outros municípios como Cascais, Vila Real, Vila Nova de Famalicão e Aljustrel. Em 2026 calha a um sábado, o que é uma boa notícia para quem trabalha nesse dia na capital portuguesa;
- 24 de junho: é o dia de São João, em cidades como Porto, Braga e Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz, Almada, Tavira e Castro Marim. Será um merecido dia de descanso a meio da semana, pois calha numa quarta-feira;
- 29 de junho: Dia de São Pedro, celebrado em vários municípios como Póvoa de Varzim, Sintra, Montijo, Seixal, Évora. A boa notícia é que calha numa segunda-feira, portanto haverá fim de semana prolongado.
Feriados regionais nos Açores
Não nos podíamos esquecer das Regiões Autónomas. Começando pelos Açores, destacamos 12 feriados:
- 11 de abril (Lagoa).
- 23 de abril (Velas).
- 26 de maio (Ponta Delgada).
- 20 de junho (Corvo).
- 24 de junho (Vila do Porto, Vila Franca do Campo, Horta e Angra do Heroísmo).
- 29 de junho (Lajes do Pico e Ribeira Grande).
- 18 de julho (Nordeste).
- 21 de julho (Lajes das Flores).
- 22 de julho (Madalena).
- 11 de agosto (Praia da Vitória).
- 16 de agosto (São Roque do Pico).
- 25 de novembro (Calheta).
Feriados regionais na Madeira
Já no Arquipélago da Madeira encontramos os seguintes feriados:
- 15 de janeiro (Santa Cruz).
- 22 de janeiro (São Vicente).
- 2 de abril: Dia da Autonomia (novo feriado desde 2025).
- 8 de maio (Machico).
- 25 de maio (Santana).
- 24 de junho (Calheta e Porto Santo).
- 29 de junho (Ribeira Brava).
- 1 de julho (regional – Dia da Região).
- 22 de julho (Porto Moniz).
- 21 de agosto (Funchal).
- 8 de setembro (Ponta do Sol).
- 4 de outubro (Câmara de Lobos).
- 26 de dezembro (regional, conhecido como a 1ª oitava).
Quais são as pontes que posso tirar?
Em 2026, podes planear várias pontes aproveitando os feriados obrigatórios:
- 1 de janeiro (quinta-feira): Ano Novo permite um fim de semana prolongado se aproveitares sexta-feira (descansas de quinta a domingo).
- 3 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa, com um fim de semana prolongado natural (de sexta a domingo, acrescido se tiveres tolerância na quinta-feira).
- 1 de maio (sexta-feira): Dia do Trabalhador, com um fim de semana prolongado garantido (de sexta a domingo).
- 10 de junho (quarta-feira): Dia de Portugal, em que podes tirar férias segunda e terça ou quinta e sexta para teres 5 dias de descanso;
- 5 de outubro (segunda-feira): Implantação da República, permitirá um fim de semana prolongado natural (de segunda a domingo).
- 1 de dezembro (terça-feira): Restauração da Independência – fim de semana prolongado se conseguires tirar a segunda-feira.
- 8 de dezembro (terça-feira): Imaculada Conceição, acontece o mesmo que no feriado anterior, ou seja, se tirares a segunda-feira vais ter 4 dias de descanso.
- 25 de dezembro (sexta-feira): Natal fim de semana prolongado natural (de sexta a domingo).
Com este calendário dos feriados 2026, já consegues planear com antecedência fins de semana prolongados, ou até aproveitar destinos baratos para cada mês do ano, aproveitando cada oportunidade de descanso de forma estratégica.
Idealista News




