Mais de mil participantes em sete modalidades desportivas unidos por uma causa
No próximo dia 10 de junho, o litoral do concelho de Odemira vai voltar a receber as Brisas do Atlântico, um evento desportivo multidisciplinar que irá decorrer entre Almograve e Zambujeira do Mar. Esta celebração desportiva mobiliza anualmente mais de mil participantes para um dia de festa, com provas nas modalidades de Atletismo, BTT, Patinagem, Cicloturismo, Desporto Adaptado, Orientação e Pedestrianismo. A iniciativa é organizada pelo Município de Odemira, em parceria com diversas entidades.
As Brisas do Atlântico têm uma vertente competitiva e uma vertente de lazer. Na vertente competitiva, destacam-se as modalidades de Patinagem, Run & Bike e Atletismo (Meia Maratona, Estafeta e Desporto Adaptado), enquanto a vertente de lazer inclui provas de cicloturismo, BTT, orientação e pedestrianismo.
Em 2025, o evento tem uma missão especial: apoiar atividades e eventos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sob o lema “O futuro que nós queremos para o nosso Planeta”. O objetivo é apoiar projetos desenvolvidos por associações e instituições sociais que desenvolvam estratégias para projetar o futuro sustentável para o concelho de Odemira. As entidades poderão apresentar as suas candidaturas até ao dia 23 de maio (enviar por correio registado com aviso de receção para: Município de Odemira, Divisão de Desenvolvimento Socio Cultural, Praça da República, 7630-139 Odemira ou por email para o desporto@cmodemira.pt). O valor das inscrições nas Brisas do Atlântico será destinado aos projetos mais votados pelos participantes no final da prova, no dia 10 de junho.
O evento terá início na Praia do Almograve, com concentração marcada para as 08.00 horas. Aberto a todos os atletas, federados ou não, o evento contará com prémios monetários para os vencedores das modalidades competitivas. Na vertente competitiva, as provas de Atletismo e Run & Bike terão um percurso de 21,1 km, ligando Almograve à Zambujeira do Mar. Na vertente de lazer, haverá percursos pedestres de 4 km e 8,5 km, passeios de BTT e cicloturismo com percursos de 20 km e 25 km, além da prova de Orientação, uma verdadeira "caça ao tesouro" para grupos e famílias, com um percurso de 5 km entre a praia e a aldeia do Almograve.
As inscrições, limitadas a 1500 participantes, têm um custo de 5 euros por pessoa e devem ser feitas até ao dia 1 de junho, através da plataforma online https://acorrer.pt/eventos/3906/info. Para mais informações, contactar o Município de Odemira pelos números 283 320 900 ou 962 377 450 ou através do e-mail para desporto@cm-odemira.pt.
