O dia arranca de forma simbólica, a partir das 9h, com a cerimónia de hastear da Bandeira, no Largo da Igreja de Boliqueime, e colocação de placa comemorativa na sede da Junta de Freguesia.
Segue-se, pelas 9h30, a assinatura do auto de consignação da obra da rede de águas de São Faustino. Numa zona de habitação dispersa, esta empreitada pretende alargar a rede de água municipal, garantindo água potável e de qualidade controlada durante todo o ano a esta população que, até aqui, tinha de recorrer a reservatórios e/ou captações próprias. Serão criados 20.000 metros de rede.
Neste dia está ainda prevista, às 10h15, a inauguração de dois parques infantis: um localizado no perímetro urbano da vila, integrado no Jardim Filipe Barriga, e outro perto da EN125, no Jardim da Maritenda, ao abrigo do contrato interadministrativo. Dois espaços que serão importantes pontos de encontro e convívio da população, mas sobretudo, zonas de recreio para os mais novos.
As celebrações do aniversário da vila encerram com uma Eucaristia, na Igreja Matriz de Boliqueime, às 12h.
Recorde-se que, por iniciativa do Município de Loulé, foi apresentada uma proposta de elevação de Boliqueime a vila, aprovada pelos deputados da Assembleia da República em janeiro de 2025 e publicada em Diário da República a 15 de fevereiro de 2025. Este novo estatuto é fruto das dinâmicas sociais e económicas, do desenvolvimento urbanístico ao longo dos últimos anos e dos investimentos aqui realizados pelos sucessivos executivos autárquicos que contribuíram para o progresso desta localidade.
CM Loulé





