A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de beneficiação das condições de atravessamento da Linha do Algarve na Passagem de Nível da Porta Nova, em Tavira.
Resultado da estreita colaboração e parceria estabelecida entre a IP e a Câmara Municipal de Tavira, foram realizados trabalhos de melhoria do pavimento e dos acessos à passagem de nível (PN) que, devido à sua geometria, era especialmente penalizadora para os veículos de duas rodas dado o risco existente de introdução da roda no desnível entre o pavimento e o carril.
Esta situação levou a que fosse estudada e adotada uma solução minimizadora desses riscos, tendo a intervenção agora materializa passado pela substituição do betuminoso anteriormente existente por placas de borracha especialmente adaptadas.
Uma solução, aplicada pela primeira vez em Portugal, que permite eliminar os intervalos entre pavimento e carril, constituindo-se como uma alternativa mais segura face ao tradicional pavimento.
Com esta ação, que teve um custo da ordem dos 100 mil euros, suportado pela IP e pela Autarquia em partes iguais, foi possível reforçar a segurança deste atravessamento para os utilizadores e a própria circulação ferroviária, num local que se constitui também como uma porta de entrada na cidade de Tavira.
Por Infraestruturas de Portugal