Foi inaugurada no passado dia 7 de julho, pelas 10h30, a Rua Associação Beneficência Algarvia, que faz a ligação entre a Rua Humberto Pacheco e a Avenida Andrade de Sousa, perto do hipermercado Lidl, em Loulé.

Durante a cerimónia de inauguração, que contou com uma plateia com cerca de setenta pessoas, entre membros da Associação Beneficência Algarvia, amigos desta e representantes de organismos louletanos. JoAnn Martinho, atual presidente da Associação Beneficência Algarvia, usou da palavra, agradecendo a homenagem e o apoio manifestado pelos vários autarcas que passaram pela Câmara Municipal de Loulé ao longo dos 36 anos de existência desta associação. A Presidente passou a palavra a José Cabrita, um dos fundadores da Associação Beneficência Algarvia e o seu primeiro Presidente, que manifestou a sua alegria por ver o reconhecimento da Associação naquela que é a cidade dos seus fundadores. “É uma grande alegria olhar para esta placa, e ver, na nossa cidade de Loulé, a Rua Associação Beneficência Algarvia. O meu muito obrigado!”

“Uma homenagem muito simples, singela, mas carregada de significado”, assim descreveu o momento Vítor Aleixo,

Presidente da Câmara Municipal de Loulé. “Este município sempre teve grandes contactos e ligações com as comunidades de portugueses no estrangeiro, em especial com os naturais no Concelho de Loulé, imigrada nos E.U.A, através da Associação Beneficência Algarvia” refere. “Estes imigrantes louletanos nunca esqueceram o seu torrão natal, e, através desta associação, hoje homenageada, estenderam a mão aos louletanos, sempre com gestos muito bonitos de ajuda à nossa comunidade”. “Portanto”, continua, “aquilo que fizemos aqui hoje não é nada mais do que um simples agradecimento.” Vítor Aleixo manifestou ainda o seu desejo de aprofundar a relação com a Associação Beneficência Algarvia e de, quem sabe, marcar presença na próxima festa da Associação.

 

Ao longo dos seus 36 anos de existência, a Associação Beneficência Algarvia, tem ajudado diversas causas não só em Loulé, mas em todo o País e também nos vários estados da América.

Criada a 10 de outubro de 1980, em Elisabeth, no Estado de New Jersey, por um grupo de louletanos, constituído por José dos Reis Cabrita, Maria Mendes Cabrita, Manuel Assunção, Maria José Assunção, Maria Solange da Silva, Francisco Silva, Manuel Martins, Helder Assunção, Dorinda Assunção, Alda Rilhó, Graciano Rilhó, António Pereira, Maria de Deus Pereira, Ângelo Costa, João Bexiga, Diamantino Assunção, Manuel Santos e Francisco Silva, esta associação surgiu da vontade da comunidade louletana se juntar numa celebração, ao qual os seus fundadores decidiram juntar a causa solidária.

Assim, desde 1980, no Dia de Colombo (Columbus Day) celebrado sempre na 2ª segunda-feira de outubro, realiza-se a “festa algarvia”, com música e gastronomia típica portuguesa, onde se reúnem centenas de algarvios, mas também amigos de algarvios e americanos dos vários estados, amantes da gastronomia e cultura portuguesa. O valor angariado através do valor do jantar e dos leilões realizados revertem depois para as causas, escolhidas entre os diversos contactos que chegam à sede desta associação. Segundo José Cabrita não há qualquer discriminação dos pedidos, “todos os pedidos que nos têm feito, nós temos ajudado. Recebemos muitos pedidos, verificamos aqueles são prioritários, mas temos ajudado praticamente todos, sejam no Algarve, ou de outra zona do País, ou mesmo da América” explica. Situações de carência, tratamentos de saúde, equipamentos para instituições, são vários os tipos de ajuda prestados por esta associação, que ao longo de 36 anos já realizou mais de 200 ações solidárias. Só no Concelho de Loulé, que foi também o destinatário da primeira causa desta associação, já terão sido mais de 30 as causas apoiadas, num total superior a 125 mil dólares. 

 

Por VA