O Banco de Portugal (BdP) emitiu em fevereiro notas no valor de 622 milhões de euros e retirou de circulação 903 milhões de euros em notas, segundo as estatísticas mensais da emissão monetária divulgadas ontem pelo banco central.

As saídas de notas do BdP – também designadas como ‘notas emitidas’ – são as notas entregues pelo banco central às empresas de transporte e tratamento de valores, em representação das instituições de crédito, e ao público nas tesourarias.

Já as entradas de notas no Banco de Portugal – também designadas como ‘notas retiradas de circulação’ - são as notas entregues ao BdP pelas empresas de transporte e tratamento de valores, em representação das instituições de crédito, e pelo público nas tesourarias.

Em termos acumulados, desde a introdução do euro, em 2002, o valor das notas colocadas em circulação pelo BdP – também designadas de ‘emissão líquida’ – foi em fevereiro negativo em 21.980 milhões de euros, enquanto o valor das moedas de euro postas a circular ascendeu a 755 milhões de euros.

Uma emissão líquida negativa de notas resulta de, em termos acumulados, o valor das notas entradas no banco central ser maior do que o valor das notas que dele saíram.

Conforme explicou à agência Lusa fonte do BdP, “em Portugal, as notas de maior valor – 50 a 500 euros – têm emissão líquida negativa, o que leva a que a emissão líquida total também seja negativa”.

“O afluxo de notas trazidas por turistas é apontado como a principal causa”, refere o Banco de Portugal, acrescentando que “este fenómeno é uma consequência natural da livre circulação de pessoas, bens e capitais na área do euro”.

As estatísticas da emissão monetária apresentam informação sobre notas e moedas associada às principais fases do ciclo de vida do numerário e são produzidas pelo Banco de Portugal exclusivamente a partir de dados residentes em sistemas de informação próprios ou partilhados pelo Eurosistema.

Para além da componente de levantamentos e depósitos (profissionais), estas estatísticas englobam a componente dos outros movimentos de tesouraria (público).