Depois de uma paragem forçada devido à situação pandémica, os Bailes Sociais promovidos pela Câmara Municipal de Loulé estão de volta, a partir de 1 de outubro, data simbólica em que se assinala o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Os bailes decorrem das 15h00 às 18h00, no Salão de Festas Municipal de Loulé, espaço que agora reúne condições de excelência para acolher este evento. A par de um momento de animação musical em que os participantes poderão dar o seu pezinho de dança, será servido um lanche que constituirá também uma ocasião para o convívio entre a população.

No programa delineado até ao final do ano decorrerão ainda, a par deste do dia 1 de outubro, o Baile da Castanha (12 de novembro) onde é celebrado o S. Martinho, e o Baile de Natal (10 de dezembro), momento particularmente especial para a população que participa nesta iniciativa pelo facto de acontecer numa época de afetos e fraternidade. Já em janeiro de 2023, prevê-se que o Baile Social regresse ao seu formato anterior, ou seja, a realização numa periodicidade quinzenal. Recorde-se que o Baile do Chapéu, em fevereiro de 2020, foi o último antes da pandemia.

Centrado na promoção do envelhecimento ativo e inclusivo, esta iniciativa pretende criar, através da dança e do convívio, uma cultura de comunidade ativa e saudável. Por outro lado, visa promover o bem-estar físico e mental, fomentar a socialização, quebrar o isolamento e reforçar o convívio intergeracional.