A presença da bactéria «legionella» levou ao encerramento dos balneários do pavilhão da Escola EB 2, 3 Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé, no Algarve, estando as instalações a ser desinfetadas antes de serem reabertas, foi hoje divulgado.

Num comunicado publicado nas redes sociais do Agrupamento de escolas Engenheiro Duarte Pacheco, o seu diretor esclarece que análises à água colhida nos balneários da escola realizadas em 13 de março detetaram a presença de ‘legionella pneumophila’ na rede do pavilhão, “existindo potencial risco para a saúde dos utilizadores”.

“[…] Procedemos, de imediato, ao encerramento dos balneários”, sublinha a nota, acrescentando que as instalações só serão reabertas “depois de efetuada a desinfeção da rede e obtida a respetiva autorização da parte das autoridades de saúde”, refere Carlos Fernandes.

Fonte da Câmara de Loulé disse à agência Lusa que a autarquia foi notificada da ocorrência na quinta-feira ao final do dia pela autoridade de saúde pública, tendo de imediato iniciado os trabalhos de desinfeção e mudança dos filtros na rede de água ”de forma a garantir a segurança dos alunos e profissionais”.

As infeções por ‘legionella’ são causadas por uma bactéria e, na maioria das vezes, afetam os pulmões, causando pneumonia e sintomas semelhantes à gripe.

As pessoas infetadas podem ter febre, calafrios e dores musculares, e a respiração pode ser difícil e dolorosa.

 

Lusa