Osvaldo Gonçalves estava no limite legal de três mandatos consecutivos e não se podia recandidatar à presidência da Câmara de Alcoutim. Em maio de 2024 saiu do município para desempenhar funções na administração da empresa gestora de resíduos da região.
Paulo Paulino, de 55 anos, foi o seu sucessor, depois de ter exercido como vice-presidente entre 2013 e maio de 2024.
Natural de Alcoutim, casado e com duas filhas, Paulo Paulino foi anteriormente gestor de uma empresa de grande consumo alimentar e conta com experiência na área da gestão de recursos humanos, marcas e clientes.
Paulo Paulino disse à agência Lusa que a candidatura que encabeça tem como lema “Sempre com as Pessoas” e apresenta-se aos eleitores com a “melhoria das condições de vida e o desenvolvimento sustentável” como linhas de ação prioritárias e estratégicas.
Entre os objetivos da candidatura socialista estão também o “acesso a condições dignas de habitação”, que classificou como “importantíssimo para que as famílias se possam fixar no concelho” de Alcoutim, situado na serra do sotavento algarvio e que conta com uma população maioritariamente envelhecida.
A Ação Social e a Saúde são também, segundo o candidato, áreas “indispensáveis” para ajudar a fixar pessoas e evitar que ainda mais população deixe um dos concelhos do distrito de Faro mais afetados pela desertificação do território.
A Educação, com a criação de um ensino profissional no concelho, ou as acessibilidades, garantindo que tudo é feito para que a ponte internacional entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana (Espanha) seja construída e uma realidade, são também objetivos do candidato do PS.
O Abastecimento de Água e Saneamento Básico tem também de contar com um “reforço de investimento nos próximos anos”, afirmou ainda o candidato, que quer ter fibra ótica em todo o concelho, construir piscinas municipais e ampliar a praia fluvial, caso seja eleito presidente e o PS conserve o domínio que tem no município desde 2013, ano em que pôs termo a mais de duas décadas de poder do PSD.
“A Promoção do Território e Turismo são duas áreas importantíssimas num território como o do concelho de Alcoutim, onde a capacidade de atração de visitantes representa uma enorme mais-valia para a dinamização da economia local, pelo que iremos continuar a investir nestes domínios”, indicou.
Paulo Paulino tem como adversários na corrida à presidência do município a professora Luísa Barros (CDU), Carlos Ludovico (PSD) e José Miguel Ghira (Chega).
Nas últimas eleições para a Câmara de Alcoutim, em 2021, o PS venceu com 55,07% dos votos, elegendo três vereadores, o PSD/PPD ficou em segundo lugar com 37,34%, com dois vereadores, e o PCP-PEV ficou na terceira posição, com 2,99% e sem representação.
Nessas eleições, o Chega foi a quarta força mais votada, com 1,07%.
As próximas eleições autárquicas estão agendadas para 12 de outubro.
O município de Alcoutim, com sede na vila homónima, tem 575,36 km2 de área e 2.413 habitantes (2023).
Lusa