José Carlos Rolo, de 69 anos, lidera a lista da coligação “Ser Albufeira”, que junta PSD e CDS-PP, nas eleições autárquicas de outubro, no sentido de manter a presidência da autarquia que o PSD conquistou ao PS em 2001.
“A minha recandidatura visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo PSD há mais de 20 anos, e tornar cada vez melhor o concelho, quer para os residentes, como ao nível do turismo”, justificou o autarca.
Natural de Belver, concelho de Gavião, no distrito de Portalegre, e residente em Albufeira há mais de 40 anos, José Carlos Rolo é licenciado em Matemática, tem um mestrado em Gestão e Políticas Públicas e um percurso ligado à educação, tendo sido docente nas escolas secundárias de Loulé e de Albufeira.
Após ser eleito presidente do conselho diretivo da Escola Secundária de Albufeira em 1986 e ter desempenhado o cargo durante mais de uma década, foi diretor de serviços na Direção Regional de Educação do Algarve, antes de ingressar na autarquia de Albufeira como vereador e vice-presidente em 2001, quando Desidério Silva (PSD) conquistou a presidência da autarquia ao PS.
Em 2012, assumiu pela primeira vez a presidência do município durante cerca de um ano, na sequência da renúncia de Desidério Silva para concorrer à presidência da Região de Turismo do Algarve (RTA), mas manteve a segunda posição na lista nas autárquicas de 2013 e de 2017, anos em que foi eleito para a presidência Carlos Silva e Sousa, que conquistou a maioria absoluta do executivo, com quatro dos sete eleitos.
José Carlos Rolo voltou a assumir a presidência da autarquia após a morte de Carlos Silva e Sousa em 2018, mantendo-se no cargo desde então, depois de ter liderado a lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM e vencido as eleições em 2021, mas perdendo a maioria dos eleitos.
Atualmente, o executivo da Câmara de Albufeira é constituído por três eleitos do PSD/CDS-PP/MPT/PPM, dois do PS, um do Movimento Independente por Albufeira (MIPA) e um do Movimento Independente Albufeira Prometida (AP).
José Carlos Rolo tem já como adversário conhecido na corrida à liderança do município Miguel Matias da Iniciativa Liberal (IL).
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa