“Uma das prioridades é criar habitação a custos controlados, para que todos, mas principalmente os jovens, possam ter espaços dignos para residir”, disse o candidato em declarações à Lusa.
No mesmo sentido apontou como objetivo, “impulsionar as cooperativas de habitação que permitam às pessoas com menos recursos financeiros acederem a habitação própria em Faro”.
O candidato aponta também como área de intervenção prioritária “o combate à falta de segurança no concelho” e revigorar o comércio na baixa de Faro, argumentando que “não pode ser só para bares e discotecas”.
José Freitas Oliveira, de 59 anos, natural de Angola, reside no concelho vizinho de São Brás de Alportel, e desenvolve a sua atividade profissional em toda a região algarvia.
Atualmente é membro da Assembleia da União de Freguesias de Conceição e Estoi, no município de Faro, tendo sido eleito em 2021 na lista do Chega, partido ao qual se desvinculou passando a independente.
José Freitas Oliveira tem como adversários na corrida eleitoral para a Câmara de Faro, António Miguel Pina (PS), Duarte Baltazar (CDU), Cristóvão Norte (PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), Pedro Pinto (Chega), Adriana Marques Silva (Livre), Pedro Moita (Volt) e José Pereira (BE).
Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas com 47,76% dos votos, elegendo seis dos nove vereadores em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, com 30,58 %, garantindo os restantes três eleitos.
A CDU em terceiro lugar, com 6,48% dos votos, e o Chega em quarto, com 5,13%, não conseguiram eleger qualquer vereador.
O concelho de Faro tem 67.566 habitantes (Censos 2021) e uma área de 201,2 quilómetros quadrados, estando dividido em quatro freguesias: União de Freguesias de Faro, Montenegro, União de Freguesias de Conceição e Estoi, e Santa Bárbara de Nexe.
O município é limitado a norte pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul com o oceano Atlântico.
Lusa