O empresário Fábio Ferreira é o candidato do Chega à Câmara Municipal de Monchique, no Algarve, nas eleições autárquicas de outubro, propondo «mudar o concelho e melhorar» a qualidade de vida da população, disse hoje o próprio.
O candidato, de 42 anos, natural de Évora (Alentejo), reside há cinco anos em Monchique, no distrito de Faro, concelho onde desenvolve a sua atividade profissional na área da gestão cinegética.
 
Em declarações à agência Lusa, Fábio Ferreira apontou entre as prioridades, a “melhoria nas áreas da saúde e educação, principalmente na criação de espaços de educação e ocupação de tempos livres para as crianças”.´
 
“O nosso objetivo é mudar Monchique, a saúde acima de tudo, porque está muito mal no concelho, e também na criação de espaços para que as pessoas que trabalham possam deixar os filhos”, realçou.
 
Segundo o candidato, a falta de espaços para as crianças “tem sido reportado e apontado pela população como sendo uma das suas grandes preocupações”.
 
Fábio Ferreira é atualmente o presidente da concelhia local do partido Chega, cargo para o qual foi eleito este ano e que assinala a sua estreia na política, bem como nas listas concorrentes a órgãos autárquicos.
 
“Após assumir a Comissão Política de Monchique, o partido propôs-me este novo desafio de me candidatar à presidência do município e, claro, aceitei”, notou.
 
Fábio Ferreira tem como adversários já conhecidos na corrida à presidência da Câmara de Monchique, o socialista Paulo Alves, atual presidente da autarquia, e João Miguel Silva (PSD).
 
Nas eleições de 2021, o PS conseguiu a maioria absoluta, elegendo três dos cinco vereadores, ao obter 49,61% dos votos.
 
O segundo partido mais votado foi o PSD, com 21,50% dos votos, que elegeu um vereador, tendo o CDS-PP sido a terceira força política mais votada, elegendo igualmente um vereador.
 
O município de Monchique tem uma área de 395,26 quilómetros quadrados, na sua maioria agrícola e florestal, e 5.465 habitantes (Censos de 2021), encontrando-se subdividido em três freguesias: Monchique, Alferce e Marmelete.
 
No Algarve, o PS lidera 12 dos 16 concelhos do distrito de Faro, sendo três liderados pelo PSD e um pela CDU.
 
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
 
 
Por: Lusa