O candidato da CDU à Câmara de Faro, Duarte Baltazar, afirmou ontem que tem «soluções concretas» para resolver o problema da habitação no concelho e defendeu a construção de imóveis com renda acessível através de cooperativas.

“Temos propostas concretas que podem dar resposta aos anseios da população, apoiando e incentivando as cooperativas de habitação para a construção de casas acessíveis para todos", apontou.

No comício que assinalou o arranque oficial da campanha da CDU, em Faro, o candidato da coligação que junta os partidos Comunista Português (PCP) e Ecologista Os Verdes (PEV) prometeu “romper com a gestão autárquica dos últimos anos” que, disse, “tem favorecido os grandes interesses em detrimento do bem-estar da população”.

“Os nossos objetivos em matéria de habitação, economia, gestão dos espaços públicos e bem-estar da população são para serem cumpridos”.

Para Duarte Baltazar, a habitação "é um dos maiores desafios do concelho”. Por isso, defendeu “a mobilização do património público e privado devoluto para programas de arrendamento a custos controlados”.

O candidato admitiu que o problema da habitação “é complexo e deve ser resolvido através da promoção de cooperativas e com o empenho do Estado central”, e criticou os candidatos que “apresentam um leilão de propostas, que mais não são do que truques de ilusionismo”.

“Prometem acabar com o problema, construindo milhares de casas, mas tudo não passa de truques de ilusionismo”, realçou.

O candidato, licenciado em Direito, considerou que a CDU "é a única força capaz de assegurar a transformação necessária para melhorar as condições de vida dos farenses”, ao apresentar nas listas “pessoas que reúnem conhecimento e experiência em todas as áreas”.

“Além destas pessoas, a CDU compromete-se a envolver toda a população no desenvolvimento de projetos que beneficiem as populações”.

O cabeça de lista da CDU pretende também "implementar políticas de proximidade que valorizem os serviços públicos, a habitação acessível e o desenvolvimento cultural e desportivo”.

Na área do ambiente, Duarte Baltazar comprometeu-se a apresentar propostas que “protejam os espaços verdes e de valorização do património natural do concelho”, e defendeu que as “medidas devem ter em conta um desenvolvimento ambiental equilibrado”.

A presidência da Câmara de Faro vai ser disputada por oito candidatos nas eleições autárquicas de 12 de outubro, autarquia que está há 16 anos sob gestão do PSD, com três partidos a concorrerem pela primeira vez: Livre, Volt Portugal e ADN - Alternativa Democrática Nacional.

Duarte Baltazar tem como adversários António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva, do Livre, Cristóvão Norte, da coligação “Faro Capital de Confiança” (PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

A Câmara de Faro é liderada há 12 anos pelo social-democrata Rogério Bacalhau, que conclui o terceiro e último mandato permitido por lei.

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas com maioria, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos.

A CDU ficou em terceiro lugar e o Chega em quarto.

Nas autárquicas de 2021, a CDU alcançou três mandatos para a Assembleia Municipal de Faro e ganhou a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

 

Lusa