O candidato da CDU à Câmara de Faro, Duarte Baltazar, defendeu hoje uma maior participação da autarquia na implementação de políticas para a prevenção de doenças, com rastreios, campanhas de vacinação e literacia em saúde.

“Uma vez que a autarquia não pode contratar médicos, pode adotar políticas de prevenção da doença, como a oferta de rastreios, campanhas de vacinação e de higiene oral”, disse o candidato à agência Lusa.

Para Duarte Baltazar, o município “pode e deve adotar políticas, sensibilizar e promover práticas saudáveis" para melhorar a vida dos farenses e atuar na prevenção.

Entre as medidas propostas, o candidato destacou a necessidade de “ações de sensibilização sobre os malefícios da má alimentação e do consumo de tabaco, álcool e drogas”, bem como o incentivo à prática de exercício físico e à criação de condições para a sua generalização.

O programa eleitoral da CDU inclui ainda o reforço das políticas de envelhecimento ativo, com a implementação de mais universidades seniores e o estabelecimento de parcerias com associações locais para alcançar mais pessoas.

“O nosso sistema privilegia a repressão da doença e não a sua prevenção”, lamentou o candidato, defendendo que as autarquias “devem assumir um papel mais ativo na promoção de hábitos de vida saudáveis e na melhoria do bem-estar das populações”.

Na área da Saúde, o candidato propõe ainda que, em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o município implemente políticas de incentivos aos médicos para os atrair e fixar no concelho, de forma a combater a falta de clínicos na rede pública.

“Há muitas formas de ajudar a colmatar a falta de médicos na região. O que é preciso é ter vontade para implementar políticas municipais que ajudem o SNS”, concluiu.

Segundo Duarte Baltazar, as propostas apresentadas pela CDU para a área estão a ter “grande aceitação” pela população farense, acreditando que “essa manifestação de apoio se possa traduzir em votos” nas eleições autárquicas de domingo.

A presidência da Câmara de Faro, sob gestão do PSD há 16 anos, vai ser disputada no domingo por oito candidatos, com três partidos a concorrerem pela primeira vez: Livre, Volt Portugal e ADN - Alternativa Democrática Nacional.

Duarte Baltazar tem como adversários António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva (Livre), Cristóvão Norte (coligação “Faro Capital de Confiança” (PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas com maioria absoluta, elegendo seis dos nove mandatos, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU ficou em terceiro lugar e o Chega em quarto.

Nas autárquicas de 2021, a CDU alcançou três mandatos para a Assembleia Municipal de Faro e ganhou a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

 

Lusa