A Auchan Retail Portugal «reforça o seu compromisso com a produção local e a economia de proximidade», com um investimento de 70 milhões de euros em compras directas a produtores locais nos últimos seis anos.
Uma “estratégia de longo prazo que visa apoiar o desenvolvimento das comunidades locais, garantir frescura e qualidade aos clientes, e contribuir para um modelo mais sustentável de abastecimento alimentar”.
Actualmente, são mais de 180 pequenos e médios produtores que integram a rede local da Auchan, fornecendo frutas, legumes, queijos, vinhos, mel, enchidos e outras especialidades regionais – e não só -, sempre num raio máximo de 50 km das lojas, garante uma nota de imprensa daquela cadeia de supermercados.
Inovação
“Entre eles, há também empreendedores que reinventam a tradição, trazendo inovação a partir das raízes locais. É o caso da Carob World, que transformou a alfarroba em tabletes originais, ou da Salina Greens, que produz sal vegetal a partir de halófitas cultivadas em ambiente natural em Alcochete, entre muitos outros”, acrescenta a mesma nota.
Entre 2019 e 2024, as compras a produtores locais cresceram 150%, “reflexo de uma relação de confiança, proximidade e compromisso com o território”. Só em 2025, até Julho, a Auchan já adquiriu mais de 60% do valor total comprado em 2024, “sinal da aceleração e reforço deste investimento”.
Ao “privilegiar fornecedores locais, a Auchan promove cadeias curtas de abastecimento, reduz a pegada ambiental do transporte de mercadorias e contribui para a valorização da produção tradicional portuguesa. Esta relação próxima com os produtores baseia-se em critérios de rastreabilidade, autenticidade e desenvolvimento sustentável. Mais do que uma aposta pontual, a valorização da produção local faz parte da identidade da Auchan, numa lógica de parceria de longo prazo que fortalece as economias locais e leva à mesa dos portugueses produtos com origem conhecida e impacto positivo no território onde está inserida”, realça a mesma nota.
Para celebrar e dar ainda mais visibilidade a este compromisso, a Auchan dedica o mês de Agosto à valorização dos produtos locais em todas as suas lojas, através da campanha “De Norte a Sul ao lado dos nossos produtores”, com acções especiais que aproximam os consumidores dos produtores e das histórias por detrás de cada um. A iniciativa conta com a participação de cerca de 70 produtores locais, “representando uma grande diversidade de produtos frescos, regionais e artesanais”.
Por: Agricultura e Mar