VETERANOS MASCULINOS | ATLÉTICO CLUBE DE ALBUFEIRA VENCE EM FARO E MANTEM LIDERANÇA
A equipa veterana do Atlético Clube de Albufeira vence novamente e lidera Campeonato Regional Alentejo e Algarve em veteranos de voleibol.
O ACA conseguiu mais um importante resultado na noite de terça (dia 12) em Faro ao superar a equipa da casa o S. Francisco por 3 sets a 0, com os parciais de 25-14/25-22 e 25-23.
Este foi o segundo jogo do Play-Off e a segunda vitória do Clube Albufeirense.
Agora a equipa, também comandada pelo técnico Miguel Nicolau, é líder absoluta.
Segundo Miguel Nicolau, a preparação dos atletas foi a adequada, pois o mesmo era um jogo "chave". "...se perdêssemos passávamos para segundo e as probabilidades de se decidir o título em casa seriam menores, por isso nos empenhamos ao máximo dentro de campo. Fizemos um trabalho muito bom para entrar em campo com a maior concentração e determinação possível. E assim foi, saímos vitoriosos. O 0 a 3 em sets não foi surpresa..." frisou.
Mesmo o jogo tendo sido fora de casa, e apesar do resultado no primeiro jogo ter sido favorável para os homens de Albufeira pela margem mínima, a equipa amadureceu, a força, a determinação e a garra que os jogadores têm demonstrado são fundamentais para decidirem o título.
O próximo jogo do Atlético Clube de Albufeira em veteranos será no Pavilhão Municipal da Guia, mas ainda sem data marcada.
SÉNIORES MASCULINOS | ATLÉTICO CLUBE DE ALBUFEIRA VENCE CARNIDE E SOBE AO 2º LUGAR
A jogar em casa e após o bom desempenho contra o Moura na última jornada, o Atlético Clube de Albufeira venceu com autoridade o Carnide por 3 a 1 (19-25/25-19/ 25-17 e 25-18), neste sábado, a contar para o Campeonato Nacional da III Divisão de Voleibol em Seniores Masculinos Zona Sul.
Com este resultado, o ACA sobe ao segundo lugar da competição com cinco vitórias em nove jogos, com 13 pontos, na classificação geral do grupo, atrás do CN Ginástica B, com 26. O Carnide vem logo atrás com 11 pontos.
O próximo compromisso dos Algarvios será contra o 1º classificado e atual campeão nacional, o CN Ginástica B no sábado, às 15 horas em Oeiras. Os Algarvios entrarão em campo pressionados pelo Carnide que está somente dois pontos de atraso e desloca-se a Moura para defrontar a equipa local, atualmente última classificada.
“...tentei fazer o meu melhor, penso que estive ao nível do jogo. Foi difícil, os adversários não vieram passear ao Algarve! Mas, o nosso grupo é forte e também conseguimos sair dessas adversidades...” analisou Renato o “Ciclone dos Açores” sobre o jogo com derrota no primeiro set “...não temos tempo para treinar convenientemente e temos de nos superar em cada partida...”
Sobre os próximos desafios, ele disse que o importante é fazer a parte deles em campo para ajudar a equipa. E que tanto o jogo contra o CN Ginástica fora, como a partida contra o Moura em casa (no domingo), serão mais difíceis e que o Atlético não pode perder a concentração como ocorreu contra o Moura no jogo anterior. Isso porque apenas duas equipas deste grupo avançarão:
“Primeiro temos que pensar que só dependemos de nós, não adianta fazer contas em relação às outras equipas e não fazer a nossa parte em campo...”
O JOGO
O Atlético Clube de Albufeira começou agressivo e abriu o placar em 8 a 4, com destaque para o ataque. Com larga vantagem no marcador durante o início do set, o Carnide forçou a defesa e a receção do Atlético que caiu de produção. Além disso, os Lisboetas defenderam bem, encostaram no marcador (15 a 16 e 16 a 17), chegaram ao empate em 18 a 18 e a partir desse momento o Atlético perdeu vários contra ataques. O Carnide fechou em 19 a 25.
No segundo set, o técnico Miguel Nicolau mete a central o Ruben Costa, pede á equipa para virar o jogo. O ACA entrou no jogo novamente, bateu muito bem e abriu 6 a 2 no marcador, com destaque para o açoriano Renato. E, como numa repetição do primeiro set, o ataque forte do Carnide voltou a quebrar a receção do ACA. Numa boa sequência de ataques do oposto, o Carnide diminuiu a diferença (9 a 6). O ACA voltou a errar nos ataques e contra ataques e o Carnide foi a 9 a 7 e depois chegou ao empate em 10 a 10. No segundo tempo técnico, os Algarvios tinham três pontos de vantagem (16 a 13). A substituição fez bem ao ACA que, com mais tranquilidade e atenção, foi avançando no marcador (chegou a 20 a 16). Marcelo virou bolas importantes e sacou muito bem para marcar 23 a 17. Com Renato no ataque o ACA fechou em 25 a 19.
No terceiro set, o ACA voltou a abrir em vantagem no início no set (5 a 1) e o técnico do Carnide teve de pedir tempo. O Atlético chegou a 8 a 3. Com defesas incríveis do Vitor e Marcelo no ataque, o Atlético avançou e fez 10 a 5. Bruno fez ainda um belo ponto no ataque (11 a 5), obrigando o Carnide a parar o jogo novamente. Com a pressão dos Algarvios, o Carnide cometeu mais erros e os Algarvios surgiram bem no bloco e na defesa, até o final da partida e vencendo por 25 a 17, com um ataque potente de Marcelo.
No último set, o ACA repetiu o desempenho anterior e com confiança começou arrasador: 8 a 3. O Carnide não aguentou a pressão e o ACA foi comandando o marcador e venceu o set por 25 a 18 e o jogo por 3 sets a 1.
SENIORES FEMININOS | ATLÉTICO CLUBE DE ALBUFEIRA VENCE EM CASA S. FRANCISCO E SOBE AO 2º LUGAR
Num jogo bem disputado, a equipa do Atlético Clube de Albufeira venceu o São Francisco por 3 sets a 1, com parciais de 21-25/25-9/25-12 e 25-11, na tarde deste Sábado, no Pavilhão Municipal da Guia.
A equipa do São Francisco começou melhor o jogo e chegou a ter vantagem de seis pontos com 16 a 10. Melhor taticamente e aproveitando o nervosismo das anfitriãs, a equipa comandada pelo técnico Rui teve muito mérito neste set. Ambas as equipas cometeram alguns erros na recepção e defesa. O São Francisco fechou o primeiro set em 25 a 21, em 28 minutos.
No segundo set, a equipa de Albufeira (ACA) voltou com vontade de inverter o rumo do jogo, com confiança chegou aos 11 a 5. A partir deste momento comandaram o set até ao fim, fruto de um serviço agressivo e mais atenção na defesa que permitiu contra ataques eficazes. A equipa de Albufeira finalizou o set em 25-9.
Desde o início do terceiro set que se notou logo que a equipa albufeirense entrou muito forte, obrigando o São Francisco a errar muito na recepção. O Atlético errou menos e fechou o placar em 25 a 12.
O quarto e último set foi disputado e equilibrado na fase inicial do jogo, o marcador chegou a ficar 6 a 6. O Atlético passou para a frente, e fez valer as suas capacidades para fechar o set em 25 a 11.
Para o técnico Marco Malha “...observou-se uma melhoria significativa da equipa no bloco e em todas as ações defensivas, havendo que continuar a trabalhar para atingir patamares ainda melhores nas ações de jogo...”
Com esta vitória, e com um jogo a menos, o Atlético Clube de Albufeira ocupa a segunda posição, com 6 pontos, os mesmos que a equipa de São Francisco.
O jogo contou com uma boa arbitragem, protagonizada pelo juiz José Silva, um juiz que atuou com decisão e rapidez, mostrando bom domínio e acerto nas decisões mais difíceis.
A classificação ficou assim ordenada:
1º lugar - Juventude SC com 9 pontos em 3 jogos
2º lugar - AC Albufeira com 6 pontos em 3 jogos
3º lugar - SFAD com 6 pontos em 4 jogos
4º lugar - Moura VC 3 pontos em 2 jogos
5º lugar - ACJ Serpa com 0 pontos em 4 jogos
O próximo jogo do campeonato afigura-se difícil e é já no próximo dia 30 de Janeiro em casa, contra a experiente equipa do Moura Volei Clube que o ano passado participou no Campeonato Nacional da 3ª Divisão.
Por J.Aleluia