Esta verba destina-se a dar apoio às Causas Simão e Miriam. Simão Pereira é um menino natural da freguesia de Salir, Concelho de Loulé, que regista dificuldades ao nível da motricidade e da coordenação olho-mão, tendo o seu perímetro cefálico estagnado aos nove meses. Já Miriam Elisabete é uma pequena lutadora de S. Brás de Alportel que desde muito pequena enfrenta uma paralisia provocada pelo vírus do herpes no cérebro. Ambos têm uma luta diária por uma qualidade de vida dependente de tratamentos regulares muito dispendiosos.
A verba atribuída pela Associação de Beneficência Algarvia destina-se ainda a duas instituições de solidariedade social do Concelho de Loulé e às suas atividades: Associação Social e Cultural da Tôr e Associação Esperança e Paz.
Durante esta cerimónia, o presidente da Autarquia louletana manifestou o reconhecimento do Município pelo importante apoio social desta Associação que se estende a toda a região algarvia. Vítor Aleixo aproveitou ainda esta ocasião para anunciar que a Associação de Beneficência Algarvia vai integrar os topónimos de Loulé já que já foi aprovada a atribuição do nome desta instituição a uma artéria da cidade.
Por seu turno, Horácio Piedade agradeceu a cooperação da Câmara Municipal de Loulé e sublinhou o facto da grande maioria dos elementos desta Associação serem naturais do Concelho de Loulé.
Refira-se que, apesar de estar sediada no Estado de New Jersey, nos Estados Unidos, a Associação de Beneficência Algarvia de Newark dá o seu apoio não apenas aos emigrantes lá radicados mas estende-o também aos portugueses que se encontram deste lado do Atlântico.
Ao longo dos anos a Autarquia de Loulé tem colaborado com esta Associação em iniciativas da mais diversa natureza que visam estreitar os laços de amizade, de convivialidade e de afetividade, de forma a aproximar desta forma a comunidade emigrante à sua terra natal.
Por CM Loulé