GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A Assembleia Municipal de Loulé, que ocorreu em Alte, em 2022/11/12, foi convocada sob o lema da água…

Foram convidados os presidentes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e das Águas do Algarve (AdA)…

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, falou da escassez de água como um dos aspetos da crise climática. Realçou o relevante enquadramento da política municipal, nomeadamente através do Plano Municipal de Ação Climática de Loulé e do Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca de Loulé…

Também enfatizou que a agricultura de regadio é o principal consumidor de água no Algarve. “Temos que erguer a nossa voz para protestar contra esta situação”. Vá lá que o inimigo principal, o Ministério da Agricultura, vai acabar…

Também referiu o investimento, previsto no PRR, para uma central de dessalinização.

Pedro Coelho, da APA, referiu “… nos últimos 20 anos, temos 6 dos 10 anos mais secos de sempre, mas desde 2015 estamos com anomalias negativas, com défices de precipitação…”

António Eusébio, das AdA, sublinhou “… nem mais uma gota de água para a agricultura”. Falou também sobre as candidaturas ao PRR relacionados com a água, no valor de 143 milhões de euros: promover a reutilização da água residual, aumentar a capacidade disponível e resiliência das albufeiras/sistemas de adução em alta e reforçar com novas origens -dessalinização, na Praia da Falésia e/ou em Lagos…

Esqueceram-se da adução do Pomarão e quanto à reutilização das águas residuais, nem referiram a economia que representa em termos de ambiente e redução de custos no tratamento dos efluentes, quando o destino é a rega. Também nada disseram quanto à poupança que representa a dessalinização a partir dos esgotos, menos salinos, em vez da água do mar… gastar é preciso…

Quanto a estas argumentações remetemos aos leitores para o gráfico em anexo que fala por si. Junta-se também o site da Direção Regional de Agricultura que disponibiliza dados de 14 estações meteorológicas no Algarve < https://www.drapalgarve.gov.pt/ema/emas.htm>