A Assembleia Municipal de São Brás de Alportel aprovou esta quinta-feira, 25 de fevereiro, uma moção de louvor e reconhecimento aos profissionais do concelho que estão na linha da frente no combate à pandemia provocada pelo coronavírus COVID-19.

A moção apresentada pelos membros eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de São Brás de Alportel foi aprovada por unanimidade.

___________

MOÇÃO de LOUVOR E RECONHECIMENTO

AOS PROFISSIONAIS DO CONCELHO NA LINHA DA FRENTE NO COMBATE À PANDEMIA

Completaremos daqui a 5 dias, a 2 de março de 2021, um ano sobre a data em que foi registado o primeiro caso de infeção por COVID 19 em território português.

Um ano de pandemia causada pelo novo Coronavírus, que a Organização Mundial de Saúde viria a decretar 9 dias depois, a 11 de março de 2020.

Um ano de medo e de incerteza, de angústia, de distância e de solidão.

Um ano que ceifou milhões de vidas em todo o mundo e mudou a vida de muitas mais.

Mas também, e sobretudo, um ano de combate diário, pela Vida pela esperança, pelo Futuro!

Ao longo dos últimos 12 longos meses, um duro desafio foi colocado à capacidade de resposta dos Sistemas de Saúde, dos Governos, dos Países, das comunidades.

Pelo país fora, os hospitais e as Unidades de Saúde chegaram ao limite das suas capacidades, não apenas em espaço físico ou na disponibilidade dos equipamentos, mas sobretudo ao nível dos recursos humanos. Homens e mulheres, exaustos, a lutar sem tréguas há largos meses, contra este inimigo invisível, são profissionais de saúde, bombeiros, agentes de segurança, assistentes sociais, cuidadores, são heróis sem rosto, que resistem e continuam, dia a pós dia, a superar o cansaço e o afastamento dos seus entes queridos, para honrar o seu compromisso com a vida humana.

Neste valoroso exército anónimo, encontram-se muitos são-brasenses, por berço ou coração, a honrar esta missão, pelo bem de todos, a desempenhar de forma exemplar as suas funções nas unidades de saúde, nas corporações de bombeiros, nas forças de segurança, nas instituições sociais, nos lares e residências, do nosso concelho da nossa região, do país e por esse mundo fora marcando, com o seu trabalho, tantas vezes, a diferença entre a esperança e o desespero, a vida e a morte.

Nesta data com tão importante significado, que é a soma de um ano inteiro neste combate sem tréguas, gostaríamos de propor que esta Assembleia Municipal se associasse ao Voto de Louvor que em boa hora, a 2 de fevereiro, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade, e do qual nasceu a Campanha de Sensibilização à Comunidade e de Valorização dos Profissionais são-brasenses na Linha da Frente no Combate à Pandemia.

Entendemos que, enquanto autarcas, cidadãos ativos na comunidade, não podemos ser indiferentes a esta dura realidade, aos rostos por detrás dos números, e por isso, pretendemos juntar-nos a este merecido reconhecimento público, prestando todo o nosso apoio e homenagem a todos estes valorosos heróis, muito especialmente aos heróis do nosso concelho, presentes nas mais distintas unidades de saúde da região, do país e do mundo, cuja missão muito orgulha o município e a comunidade são-brasenses, pelo nobre exemplo de cidadania e entrega ao próximo!

Propomos assim, a esta assembleia, reunida em sessão ordinária de 25 de fevereiro de 2021, a aprovação de uma Moção de Louvor e Reconhecimento a todos os são-brasenses, que estão a desempenhar a sua missão, de forma direta ou indireta no combate à pandemia: profissionais de saúde, bombeiros, agentes de segurança e outros profissionais de diversas áreas sociais, cuidadores de lares e residências. A todos gostaríamos de estender o nosso reconhecido agradecimento pela forma exemplar como têm revelado o seu elevado sentido de compromisso, com a missão Maior de Salvar Vidas e servir o próximo.

Mais propomos que esta Moção seja tornada pública, pelos meios do município e dirigida aos órgãos de comunicação social local.

 

Os membros eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, 25 de fevereiro 2021

 

Câmara Municipal de São Brás de Alportel